Skip to content

NOVOS LIVROS DE EDMILSON SANCHES

Edmilson Sanches

**

Até a próxima semana, devem estar impressos os novos livros do jornalista, administrador, consultor e palestrante Edmilson Sanches. Um livro é técnico, sobre Administração Pública, e três sobre assuntos da História e Cultura maranhenses (veja abaixo). A Editora Estampa entrega esta semana, em São Luís, parte da tiragem de três das quatro novas obras, cujos exemplares serão, em breve, enviados pela Secretaria de Educação do Maranhão para escolas estaduais e outros órgãos públicos. Os livros serão vendidos a 35 reais a unidade (50 reais, com despesas de embalagem e remessa pelos Correios, com número de registro rastreado via “site” dos Correios). Interessados podem fazer reserva pelo WhatsApp / celular (99) 98405-4248 ou por “e-mail”: [email protected]. São estes os novos livros:

**

A CANÇÃO DO BRASIL

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
[...]

“A CANÇÃO DO BRASIL”, provavelmente o primeiro livro brasileiro a fazer resgate sobre a importância, influência e impacto da poesia “Canção do Exílio”, do poeta maranhense Gonçalves Dias, em autores na Literatura Brasileira e de Língua Portuguesa.

Por que a “Canção do Exílio” é ou tornou-se tão popular? O que nela há que leva outros escritores, poetas, autores a apropriarem-se honrosa e honradamente, humilde e humoradamente do título e dos versos dela em títulos e em versos deles?

Livros de poesia e prosa, obras teatrais e musicais (e nem se fale da profusão de trabalhos acadêmicos, da graduação ao pós-doutorado) – são muitos os esforços e realizações intelectuais, culturais, artísticos, literários, musicográficos sobre ou inspirados naquele poema gonçalvino.

Que magia, fascínio, encantamento se esconde e se revela por aquelas cinco estrofes (três quadras ou quartetos e duas sextilhas) com 24 versos, 113 palavras, 487 letras?

**

O MARANHÃO NÃO É MENTIRA

Um trabalho sobre a vida e obra do padre jesuíta José de Moraes (1708-1759) e das origens da falsa atribuição do sinônimo “mentira” à palavra “Maranhão”, e a participação do famoso pregador padre Antônio Vieira na construção desse mito até hoje repetido. Sanches foi buscar as origens e desfazer o erro histórico que atribui aos maranhenses a pecha de “preguiçosos”. Ele é diretor do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), onde o conteúdo foi inicialmente apresentado, sob elogios gerais. A obra tem apresentação do ex-reitor da Uema, diretor do jornal “O Imparcial” e desembargador aposentado Arthur Almada Lima Filho, decano do IHGM, educador e autor de vários livros que integram a Historiografia maranhense.

Por que atribuem a “Maranhão” o significado de “mentira”? Por que atribuem aos maranhenses a pecha de “preguiçosos”? Há alguma verdade nisso? Ou tudo isso é uma grande mentira? O que o padre Antônio Vieira tem a ver? Ele foi injusto, maldoso? O que a Etimologia e a História podem contribuir.

**

TEIXEIRA MENDES – ESSE NOME É UMA BANDEIRA

Livro em segunda edição que relata a vida, obra e lutas de um dos maiores “clínicos da Cidadania Brasileira”, segundo Sanches, o filósofo e matemático maranhense Raimundo Teixeira Mendes, autor da Bandeira Nacional brasileira. Sanches revela que, por ação de ou inspiração em Teixeira Mendes, cada brasileiro tem direito à liberdade de culto e crença, a ter uma religião, ou a ser ateu, e, também, pelos esforços de Teixeira Mendes, o Brasil ganhou leis de proteção à mulher, ao menor trabalhador, aos doentes mentais, à criação da Funai (proteção aos índios) etc.

Raimundo Teixeira Mendes: esse nome é uma bandeira. Não apenas a bandeira que é peça de pano, retângulo de tecido, hino em fibras, canção têxtil, Brasil ao quadrado. Teixeira Mendes é um nome e foi um homem de muitas bandeiras. Além da que criou – a Bandeira Nacional brasileira –, o caxiense portou outros lábaros, agitou diversos estandartes, fincou no solo pátrio inúmeros pavilhões. Ciências (como a Matemática e a Astronomia), Literatura, Religião, Política, Economia, História, Filosofia, Educação, Espiritualidade, a saudável influência para jovens, a defesa da mulher, as batalhas em favor do índio, a briga pelos direitos dos trabalhadores, a proteção ao menor profissional, a intransigente luta pela separação da Religião do concubinato com o Estado... – são tantos e tão importantes os temas e trabalhos a que se dedicou neste país Teixeira Mendes que, apesar da institucionalidade e do simbolismo da Bandeira Brasileira, sua autoria do Pavilhão Nacional é tão somente a extremidade mais exposta, é apenas a ponta que aponta e desponta do ... e, como é próprio dos colossos de gelo flutuantes dos oceanos, revelando pouco – bem pouco – de seu corpo de grandeza desmesurada.

**

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL E PLANO DE GOVERNO – REFERÊNCIAS ÉTICAS, BASES CONCEITUAIS E PROPOSTAS OPERACIONAIS

Livro cuja temática – proposta de plano de gestão para uma prefeitura – é rara na bibliografia brasileira do gênero. Edmilson Sanches, graduado em Administração Pública, é membro do Conselho Regional de Administração (CRA) e do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e sua obra mereceu nota máxima de comissão avaliadora, com três notas 10. A capa do livro está em fase final de "design" na Editora.

 

(Fonte: Assessoria de comunicação)