Skip to content

LITERATURA MARANHENSE: jornalista Edvânia Kátia lança livro sobre a trajetória do choro no Estado

A jornalista e produtora cultural Edvânia Kátia lança, nesta sexta-feira (29/4), o livro Paulo Trabulsi – entre choros e cordas, muita história para contar. O lançamento será na Livraria e Espaço Cultural Amei, no São Luís Shopping, às 19h. A obra narra momentos da música do Maranhão, em especial o gênero musical choro, a partir da trajetória do cavaquinista e compositor Paulo Trabulsi, ao longo dos seus 50 anos de carreira.

O livro ganha a assinatura do Clube do Choro do Maranhão e da Rede Memória Maranhão. A apresentação ficou por conta da mãe Mary Trabulsi e da escritora e consultora de imagem Rosely Belo Ribeiro Vieira. Com prefácio da escritora e jornalista  Wanda Cunha e do professor e violonista João Pedro Borges, o livro narra a infância do instrumentista, lá pelas bandas do Retiro Natal, próximo ao Monte Castelo, quando começou a descobrir seu talento musical com o violão e, logo em seguida, com o cavaquinho. Depois, envereda pela caminhada do Regional Tira-Teima, o primeiro grupo de choro formalmente organizado no Estado e que teve, em Trabulsi, um âncora de resistência, garantindo sua existência até os dias de hoje.

Outro capítulo importante é a história do Clube do Choro do Maranhão, desde a sua fundação em 2002, e um pouco da história de cada um dos seus personagens, lembrados por Trabulsi que conviveu com todos. Desde Zé Hemetério, passando pelo Mestre Antônio Vieira, até a formação dos novos grupos musicais, como o Instrumental Pixinguinha e o Cinco Gerações.

Serviço

O QUÊ?

Lançamento do livro Paulo Trabulsi – entre choros e cordas, muita história para contar

QUANDO?

Dia 29/4 (sexta-feira), às 19h

ONDE?

Livraria e Espaço Cultural Amei (São Luís Shopping)

(Fonte: Assessoria de imprensa)