Skip to content

Lembrando papai… SARNEY E O PORTO DO ITAQUI*

O governador José Sarney, candidato eleito pelo povo, já está no exercício do alto cargo público, entrando “duro”nos vários setores da administração maranhense, visando soluções certas para os problemas administrativos do Estado.

Eleito, conseguindo a “maioria absoluta”, derrotando dois adversários da área situacionista (Costa e Renato), o líder popular não se deixou ficar dentro da “euforia da vitória” ou circulando na João Lisboa, num exibicionismo extravagante. Não. Tomou outra orientação. Regressou a Brasília resolvendo a sua situação parlamentar e dando início a um insistente trabalho de contatos com os elementos da administração federal capazes de movimentar, para o Maranhão, uma sequência de trabalhos edificantes, auxílios outros necessários para a cooperação, necessários para assegurar, para o novo governador, meios eficazes para que ele possa, de verdade, realizar o seu programa de governo, cumprir o que prometeu ao povo maranhense.

Esta posição de Sarney justifica, de maneira justa, que o povo soube escolher, elegendo o deputado José Sarney para governador deste Estado da região Meio-Norte. E o que afirmávamos aqui já está acontecendo: “Com Sarney, haverá a execução duma ação política administrativa evoluída, haverá trabalho, haverá ordem, haverá a grandiosidade das grandes realizações”. E não era outro o pensamento do povo. Todos sentiram que, com o líder popular-oposicionista, o Maranhão abandonaria a estagnação, sairia do anonimato, caminharia para uma nova fase governamental mais progressista e profundamente saneadora.

E Sarney já está confirmando tudo isto. Já está atuando dentro dum plano administrativo capaz de dar ao Estado “melhores dias e, para o povo, um melhor padrão de vida”. Verdade.

Já agora sabemos que o governador Sarney entrou em contato “com as altas autoridades do país, com o objetivo de conseguir e garantir a concretização de importantes projetos em seu governo e que esteve com o ministro da Viação, sr. Juarez Távora, examinando o Plano de Obras do Porto do Itaqui”. Sarney debateu o assunto com o ministro Távora, tomando conhecimento “de todos os detalhes relativos ao grande empreendimento”.

A construção do Porto de Itaqui sempre ficou à margem das providências imediatas. Sempre ficou no emaranhado das providências difíceis. Com Jânio Quadros, houve o registro de uma esperança, houve a conversação séria. Houve o entendimento áspero. Quadros conduziu o problema para a “pauta” das realizações e constituiu-se “matéria de urgência”. Mas veio o estopim da renúncia. E tudo voltou à estaca zero, tudo ficou na ferrugem das expectativas. E o Itaqui esperando a ação governamental. O Itaqui exigindo soluções.

Mas, com Sarney, Itaqui será uma grande realidade. Sairá da “obscuridade!” Um informativo telegráfico diz que o governador Sarney obteve a garantia de que um porto provisório será construído na área de Itaqui, “igual ao que foi feito em Malhado (Ilhéus), na Bahia. E, logo a seguir, surge a notícia de outra providência: “Esteve com o diretor-geral do Departamento de Portos, Rios e Canais, sr. Aluísio Oliveira, que se comprometeu a construir a estrada de acesso ao Itaqui, além de providenciar a construção da ponte sobre o Rio Bacanga e os ramais rodoviários também de acesso ao Porto”.

Aí está o homem em ação. Trabalhando, tomando providência, exigindo a cooperação necessária e imediata. Aí está o governador Sarney abrindo caminhos para poder caminhar por eles com segurança e, dessas andanças, assegurar, para o Maranhão e para o povo, um governo de iniciativas, um governo construtivo, um governo altamente evoluído, um governo POVO.

Chegando ontem a São Luís onde se demorará alguns dias, vindo para restabelecer contatos com seus amigos e correligionários, falando com alguns jornalistas, o deputado Sarney afirmou que, (referindo-se ao Itaqui) “depois de vários contatos com o ministro da Viação e outras autoridades ligadas a esta pasta, teve a grande satisfação de ver concretizada a assinatura do contrato que, desta vez, levará a construção de nosso porto, dentro de três anos”.

E é assim que se governa. É assim que se administra. O Maranhão já começa a sentir os efeitos benéficos do governador Sarney. Um governo sem ódios, mas um governo sério, um governo de totais recuperações. Itaqui já é uma realidade no mapa administrativo do nosso grande e rico Estado. O Maranhão começa a se libertar da estagnação.

* Paulo Nascimento Moraes. “A Volta do Boêmio” (inédito) – “Jornal do Dia”, 13 de novembro de 1965 (sábado).