Skip to content

Exposição fotográfica inspirada no livro “Os Tambores de São Luís” é inaugurada em São Luís

Aspectos da arquitetura histórica e de manifestações da cultura popular fazem parte de 14 fotografias da exposição “Olhares”, inaugurada na manhã dessa sexta-feira (5), no Espaço Ilzé Cordeiro, no Centro Cultural do MP-MA, em São Luís. As imagens ficam expostas até o dia 31 de maio e compõem o trabalho do promotor de Justiça e fotógrafo Júlio Magalhães.

Júlio Magalhães

Inspiradas na obra “Os Tambores de São Luís”, clássico do escritor Josué Montello publicado em 1975, as fotografias também compõem o livro “Tambores”, publicação coletiva do Foto Clube Poesia de Olhar.

Titular da 2ª Promotoria de Justiça de Pedreiras, Júlio Magalhães sempre teve contato com o universo da fotografia e passou a se dedicar à captura de imagens, de forma mais efetiva, a partir de 2017. “Comecei a fotografar no ano de 2000, com as máquinas analógicas, e, entre idas e vindas, por uma série de questões, acabei parando e retomei em 2017”, relembrou.

Magalhães explicou que as imagens foram captadas utilizando uma variedade de técnicas fotográficas e de pós-produção, a exemplo da dupla exposição. “Essa imagem do Museu Histórico e Artístico com a deusa é uma dupla exposição feita diretamente na câmera. Ela não é uma colagem. Temos também imagens em baixa velocidade, colagens, foco seletivo, dentre outras técnicas”.

Público prestigiando a abertura

Todas as fotografias estão à venda. O dinheiro será destinado para ações das secretarias municipais da Mulher de Trizidela do Vale e Pedreiras. As cidades foram atingidas pela cheia do Rio Mearim e têm várias famílias desabrigadas. O promotor de Justiça explicou, ainda, que as obras não vendidas também serão doadas para as referidas secretarias para serem destinadas a ações de projetos de assistência social.

Integrantes do MP-MA

O analista ministerial e curador da exposição Francisco Colombo destacou a qualidade dos trabalhos. “Temos uma exposição com imagens belíssimas. Podemos perceber a sensibilidade do fotógrafo, traduzida no respeito ao retratar as pessoas e suas memórias afetivas”.

Francisco Colombo destaca a sensibilidade do fotógrafo

Para o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Carlos Henrique Vieira, a exposição “Olhares” é uma declaração de amor a São Luís e ao Maranhão em forma de arte. “Esse trabalho pode inspirar os estudantes a amar, respeitar e cuidar do nosso patrimônio”.

Carlos Henrique Vieira

A diretora da Escola Superior do MP-MA, Karla Adriana Vieira, e a administradora do Centro Cultural, Dulce Serra, também estiveram presentes no dispositivo de honra da solenidade de abertura.

(Fonte: MP-MA)