Skip to content

LÍNGUA PORTUGUESA: dicas e exercícios 60

Neste domingo, ainda falando sobre...

Falsos sinônimos

...

68 MADRUGADA
É o período do dia que vai da zero hora até o amanhecer. Evite: “Transmitiremos a luta na madrugada de sábado para domingo”. O correto é: “… na madrugada de domingo”.

69 MAIOR/MAIS
“Maior” refere-se à intensidade ou tamanho: “O empresário espera maior êxito desta vez”; “Precisamos de maior ajuda”.
“Mais” deve ser usado para palavras ou expressões que indiquem quantidade: “Precisamos de mais detalhes”; “Os dirigentes querem mais recursos”.
Assim, o correto é “mais informações”, e não “maiores informações”. Em rádio e televisão, para não confundir “mais notícias” com “más notícias”, é preferível usar “outras ou novas notícias”.

70 MAIORES
Significa “mais grande”. Portanto, não se dá “maiores informações”, e sim “outras ou novas informações”. Dar “mais informações” não está errado, mas devemos evitar na linguagem falada, porque o ouvinte pode entender “más informações”. Com palavras masculinas, não há problemas: “mais detalhes”.

71 MEDÍOCRE
Apresenta sentido pejorativo. Um “desempenho medíocre” não é um “desempenho médio”, e sim um “desempenho ridículo, abaixo da média”.

72 MEMBRO
É bom evitar. Pode provocar constrangimentos: “Todos os membros se levantaram”; “Os membros da comitiva presidencial estavam muito agitados”. Melhor usar “Os integrantes da comitiva”. Podemos usar “membro” como adjetivo, quando vier depois de um substantivo: “Estado membro, países membros“.

73 MESMO
Não é sinônimo de “igual”. “Mesmo” é “um só”; “igual” é “outro”. O “mesmo problema” do ano passado é um problema só (= o problema do ano passado ainda não foi resolvido). Um “problema igual” ao do ano passado é outro problema, com as mesmas características. Exemplo duvidoso: “O Senado vai receber a mesma verba da Câmara dos Deputados (= uma única verba que será dividida entre as duas casas)”. Ou “O Senado vai receber uma verba igual à Câmara dos Deputados (= se forem duas verbas de mesmo valor, uma para cada casa)”.

74 MILITÂNCIA
É a condição de militante, é a prática, a atuação: “Isto tudo ocorreu durante sua militância no Partido Comunista”. Para designar as pessoas, devemos usar “militantes”: “Os militantes (e não “militância”) do partido invadiram o plenário”.

75 MINIMIZAR
Cuidado. Significa “reduzir ao mínimo”. Palavra perigosa. Apresenta certa carga pejorativa (“fazer parecer menor”): “Precisamos minimizar a crise” (diminuir ou fazer a crise parecer menor?). Evite usar: “A solução para minimizar o impacto das novas dívidas”. Prefira “… para atenuar ou diminuir o impacto das novas dívidas”.

76 NORMALIZAR
Significa “tornar normal”: “Agora, a situação já está normalizada”. É usada também no sentido de “normatizar” (= criar normas): “É um instituto especializado em normalização técnica.”
Obs.: “A situação se normaliza” (e não “a situação normaliza”).

77 NORMATIZAR
É um neologismo já registrado em nossos dicionários. Significa “criar normas”: “Em sua empresa, tudo está sendo normatizado”.

Teste da semana
Que opção completa, corretamente, as lacunas da frase abaixo?
“Entreguei a carta __________ homem __________ que você se referiu __________ tempos”.
(a) aquele / à / à;
(b) àquele / à / há;
(c) aquele / a / a;
(d) àquele / à / à;
(e) àquele / a / há.

Resposta do teste: letra (e).
Quem entrega sempre entrega alguma coisa (objeto direto = a carta) “a” alguém (objeto indireto = àquele homem). Antes do pronome relativo “que” só encontramos a preposição “a” exigida pelo verbo “referir-se”. E na expressão “há tempos”, devemos usar o verbo “haver” por tratar-se de tempo decorrido (há tempos = faz tempos).