Skip to content

UBE entega troféu do ano para Salgado Maranhão

O escritor, poeta e compositor Salgado Maranhão, maranhense de Caxias, recebeu na tarde da  última segunda-feira (18/12), o Troféu Rio 2023, outorgado pela Uninão Brasileira de Escritores (UBE), seção do Rio de Janeiro. A cerimônia foi realizada no auditório do edifício-sede da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), na Avenia General Justo, no centro da capital fluminense.

À solenidade compareceram diretores da UBE, escritores, jornalistas, artistas plásticos e teatrais, entre outros convidados. Antes da premiação, foi apresentada a exposição da artista plástica Lina Ponzi. Após, o grupo teatral No Palco da Vida apresentou o espetáculo “Vozes Negras”, que incluía textos poéticos de Salgado Maranhão e encerrou com nova e aplaudidíssima apresentação da música “Carcará”, do cantor e compositor maranhense João do Vale.

A entrega do troféu para Salgado Maranhão, no palco do auditório e na presença de diretores da UBE, foi precedida de pronunciamento da artista plástica espanhola, radicada no Brasil, Ascensión Chanqués, também escritora, poeta e professora de pintura e desenho. Ascensión Chanqués é artista premiada, com muitas exposições no Brasil e exterior e estúdios no Rio de Janeiro e Valência (Espanha). Ela é a artista plástica a quem a UBE confiou a tarefa de criação do Troféu Rio 2023 concedido a Salgado Maranhão.

Salgado Maranhão foi alvo de homenagens em pronunciamentos antes e depois da entrega do Troféu. Diretores da UBE-RJ revezaram-se em falas de reconhecimento e elogios à obra do grande poeta brasileiro. Em seguida, o próprio poeta falou e disse de sua arte poética, entremeando a fala com seus próprios textos poéticos, merecendo demorados aplausos. Salgado Maranhão citou seu conterrâneo caxiense e escritor Edmilson Sanches, presente no evento, lembrando que a Sociedade Nacional de Agricultura, onde se realizava a solenidade de outorga do Troféu Rio 2023, tem como presidente de honra outro caxiense, o empresário, agrônomo e ex-deputado federal João Christino Cruz (1857-1914), considerado por muitos como o responsável pela criação do Ministério da Agricultura.

A direção do evento abriu a palavra para a plateia, com diversos escritores tendo utilizado a palavra, com destaque à pessoa e à produção literária de Salgado Maranhão. O jornalista e escritor Edmilson Sanches também pronuniou-se em discurso onde mostrou que o talento de Sagado Maranhão, que se diferencia na poesia pela excelência e compromisso, continua uma saga  de talentosos maranhenses, a partir do século XIX, com o poeta caxiense Gonçalves Dias e diversos outros nomes que Sanches pormenorizou para uma plateia vivamente interessada em informações e detalhes ainda de pouco acesso aos demais brasileiros e mesmo a maranhenses.

A concorrida solenidade da UBE-RJ foi encerrada com variados comes e bebes e pedidos de fotos com o homenageado da tarde, Salgado Maranhão.

Fotos:

Salgado Maranhão recebendo o troféu e, de óculos, com Edmilson Sanches, ladeado pelos escritores Jean Carlos Gomes (à esquerda), de Volta Redonda – RJ, e Edir Meirelles, do Rio de Janeiro – RJ. O edifício-sede da SNA.