Skip to content

Lei de Incentivo ao Esporte garante continuidade de escolinha de futebol em Bacabal

Desde 2018, o projeto “Escolinha Gol de Placa” tem transformado a vida de crianças carentes na cidade de Bacabal. A iniciativa, que conta com o patrocínio do governo do Estado e do El Camiño Supermercados por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, chega a sua segunda edição, sendo reconhecida pela maneira positiva em aliar educação e esporte a quem necessita. No último fim de semana, foi realizado o lançamento oficial da sequência desse importante projeto que tem contribuído na formação de cidadãos.

A “Escolinha Gol de Placa” pode ser considerada um marco social valioso em Bacabal. A essência do projeto vai além de apenas proporcionar a prática esportiva a estudantes das redes municipal e estadual. Na verdade, o objetivo é inserir, nas vidas dessas crianças, valores fundamentais utilizando-se a união do esporte com a educação.

Nesta edição, o projeto cresceu e atenderá mais de 60 meninos com idade entre 8 e 12 anos. O funcionamento da “Escolinha Gol de Placa” é bem simples, mas bastante eficiente. Durante a semana, as crianças recebem acompanhamento pedagógico em sala de aula e, em seguida, participam dos treinos de futebol dentro de campo. Todas as atividades são ministradas por profissionais multidisciplinares e com experiência no ensino educacional e esportivo.

“O projeto vem contribuindo para o processo formativo e de saúde das crianças, estimulando-as a concluir as etapas do ensino escolar, a respeitar as regras da sociedade, a refletir sobre uso de drogas e sobre a violência, além de democratizar o acesso ao esporte e ao lazer. Os treinamentos da escolinha ocorrerão às segundas e quartas-feiras, sempre no turno vespertino, na Associação Atlética Boa Vida, localizada no Bairro Areal”, explicou o coordenador do projeto, Kléber Muniz.

Assim como na edição anterior do projeto, todas as crianças beneficiadas pela “Escolinha Gol de Placa” receberam um “kit” com todo o material esportivo necessário (uniforme, chuteiras, caneleiras e bolsas esportivas) para participar das aulas. Além disso, elas também receberam cadernos e garrafinhas de água individuais.

Outro ponto positivo é que, nos dias de treinos, cada aluno terá alimentação garantida pelo projeto, além de receber acompanhamento escolar e pedagógico. “Só temos a agradecer o apoio do governo do Estado e do El Camiño Supermercados por acreditarem em um projeto tão significativo para essas crianças e suas famílias, consequentemente”, concluiu Kléber Muniz.

Mais sobre o projeto

O projeto “Escolinha Gol de Placa” tem como perspectiva executar uma escolinha de iniciação e treinamento de futebol como expressão de cultura e rendimento, enfatizando a inclusão social, traduzida como um fator de desenvolvimento e transformação humana. Isso irá proporcionar mais saúde, equilíbrio, agregando valores e, principalmente, um importante instrumento para capacitar pessoas a ingressarem construtivamente na sociedade.

Esta iniciativa nasceu do desejo de atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social oriundas de comunidades carentes da cidade de Bacabal por meio da prática do futebol.

O projeto será desenvolvido por profissionais capacitados no esporte futebol que seguirá uma metodologia especializada com teorias e práticas desenvolvidas, exclusivamente, para os participantes do projeto.

(Fonte: Assessoria de comunicação)