O Brasil foi o país em que a palavra homofobia foi mais pesquisada no Google no último ano. Em seguida, aparecem Bolívia, Costa Rica, Paraguai e Honduras. A informação é do escritório da empresa no Brasil. O mecanismo de busca é o mais popular aqui, com mais de 94% de participação de mercado.
O “ranking” é formado a partir da consulta que usuários fazem de uma determinada palavra. Dessa procura, a empresa produz uma medida, que denomina “índice de interesse” (em uma escala de 0 a 100). Na avaliação, foram consideradas as buscas dos últimos 12 meses. Ele compara o termo, mesmo que ele seja consultado em distintos idiomas.
O “índice de interesse” do Brasil ficou em 100. As demais nações em que o termo é popular ficaram da seguinte maneira: Bolívia (73), Costa Rica (64), Paraguai (63) e Honduras (60). As nações em que o termo foi menos buscado foram Japão, Tailândia e Irã.
O Google listou as perguntas mais pesquisadas pelos brasileiros relacionadas à palavra homofobia, considerando o mês de junho. As principais foram: O que é ser homofóbico?; O que é preconceito homofóbico?; De que maneira a homofobia e transfobia se materializam?; Quais as causas da homofobia?; e O que é homofobia institucional?
Estados
No recorte por Estados, também consideradas as buscas do mês de junho, o termo “orgulho LGBT” produziu mais procura em São Paulo, com índice de interesse 100. Em seguida, vêm Amapá (62), Rio de Janeiro e Distrito Federal (53) e Rio Grande do Norte (51).
Orgulho LGBT
O Google também divulgou as perguntas mais pesquisadas pelos brasileiros sobre o termo “Orgulho LGBT”. As mais colocadas no mecanismo foram: O que implica tirar LGBT dos Direitos Humanos?; O que o movimento LGBT reivindica?; Quais são os projetos de leis aprovados sobre direitos da comunidade LGBT?; O que são as diretrizes dos direitos LGBT?; e Quais são os Direitos LGBT?.
(Fonte: Agência Brasil)
Consagrado um dos principais treinadores da atual geração maranhense, o experiente Chicão Castelo Branco terá, agora, mais um importante desafio: dirigir a Seleção Peruana de Futsal. O treinador maranhense, que já trabalha no Peru, desde o ano passado, com a seleção nacional de “beach-soccer”, aceitou o convite feito pela federação e terá a missão de evoluir o futsal peruano dentro do continente.
Um fim de semana bastante diferente para dezenas de crianças que praticam futebol de campo na cidade de Bacabal. No último sábado (22), o campo da Associação dos Profissionais da Saúde de Bacabal (APSB) foi palco da primeira edição do Campeonato Interno da Escolinha Gol de Placa, evento que integra as atividades do projeto “Escolinha Gol de Placa”, iniciativa desenvolvida por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e que conta com o patrocínio do governo do Estado e da Distribuidora Medeiros. Mais do que ser apenas um evento esportivo, o torneio teve caráter social e reuniu meninos de três escolinhas de futebol: Gol de Placa, Verona e Santos.
Além do título coletivo, o Verona ainda garantiu um dos prêmios individuais: o de artilheiro. Com quatro gols marcados, o jovem Gabriel Lourenço ajudou sua equipe a sair vitoriosa do gramado.
E foi justamente o jovem Paulo, atleta da Gol de Placa, quem recebeu o prêmio de Melhor Jogador da competição. Já a outra premiação individual – Melhor Goleiro – ficou com o arqueiro Juan Ramon, do Santos
Mais sobre o projeto
O coordenador da bancada federal do Maranhão, deputado Juscelino Filho (DEM), classificou como “excelente” a reunião dessa terça-feira (25), com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, para discutir a possível concessão do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que está inserido em três municípios maranhenses: Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro. De acordo com o parlamentar, este primeiro diálogo serviu para que a bancada maranhense tomasse conhecimento dos detalhes relacionados à intenção do governo federal em conceder a exploração econômica do parque à iniciativa privada.
“Segundo o ministro, ainda não existe um modelo pronto. O ministério está iniciando com um primeiro lote de concessão que vai ser de quatro parques nacionais no Rio Grande do Sul e que, dependendo do diálogo com a bancada, com o Estado e com as comunidades, nosso Parque dos Lençóis pode vir ou não a entrar no segundo lote, junto com a Chapada das Mesas, Parque Nacional de Jericoacora, Chapada dos Veadeiros, Jalapão. O ministro nos garantiu que esse modelo ia ser construído e que ia ser feito todo o diálogo possível com as comunidades visando sempre o melhor para todas as partes envolvidas no processo. Foi essa a linha de discussão. É preciso dialogar mais”, afirmou o deputado federal.
O número de jovens de 15 a 17 anos cursando o ensino médio aumentou de 61% em 2012 para 68,7% em 2018. O percentual de jovens nessa faixa etária que frequentam a escola também vem crescendo e chegou a 91,5% em 2018. Os dados estão no “Anuário Brasileiro da Educação Básica 2019”, divulgado, nesta terça-feira (25), pelo movimento Todos pela Educação em parceira com a Editora Moderna e traz dados organizados de acordo com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE).
Milhões de pessoas celebram hoje (21), em todo o mundo, o Dia Internacional da Ioga. Em Brasília, a data foi comemorada com uma aula pública em que participaram mais de 500 professores e instrutores da cidade, no pátio do Museu da República, no centro da capital federal.
Também presente na abertura do evento, a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, disse esperar que Brasília seja a capital brasileira de ioga. Segundo ela, milhares de pessoas são seguidoras da ioga na capital federal.
O futebol como ferramenta de inclusão social. É assim que o projeto da “Escolinha Gol de Placa” tem se utilizado dessa modalidade esportiva na cidade de Bacabal. Desde o fim do ano passado, a iniciativa, que conta com o patrocínio do governo do Estado e da Distribuidora Medeiros por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, beneficia 35 crianças de 8 a 12 anos, que participam diretamente do projeto. E, para mostrar a evolução da garotada dentro de campo, a organização da escolinha realizará, neste sábado (21), a primeira edição do Campeonato Interno da Escolinha Gol de Placa. O evento está marcado para começar às 8h, na Associação dos Profissionais da Saúde de Bacabal (APSB), localizada na Avenida João Alberto.
Cinco prédios considerados patrimônios históricos e culturais de cinco diferentes municípios vão receber R$ 12,3 milhões do Fundo de Direitos Difusos para projetos de reforma e recuperação. O fundo é fonte de recursos vinculada ao Ministério da Justiça.