Skip to content

Dicas gramaticais: o problema do verbo ASSISTIR

O assunto surgiu por causa desta frase, extraída de reportagem sobre a beatificação de um padre.

– Missa na Catedral da Sé foi assistida por milhares de pessoas.

Já há quem defenda que ASSISTIR seja usado também como transitivo direto no sentido de “ver”, “presenciar”. É o caso do conceituado Celso Pedro Luft. Ele só faz uma ressalva: em textos mais formais, seria adequada a manutenção da preposição “a”, a regência original do verbo.

Um texto informativo é um caso de situação que pede o chamado “padrão culto da língua”. Por isso, a frase acima deveria ser revista. Verbos transitivos indiretos não aceitam voz passiva. Eu assisto a uma missa, mas não seria possível do ponto de vista normativo algo como “uma missa foi assistida por mim”. Um jeito de resolver o problema sem mexer muito na construção é trocar o verbo:

– Missa na Catedral da Sé foi vista por milhares de pessoas.

Ou:

– Missa na Catedral da Sé foi presenciada por milhares de pessoas..

Acrescentando....

Michaelis – Português Fácil: tira-dúvidas de redação – Douglas Tufano
assistir
Devemos dizer: 1 assistir alguém (= dar assistência ou ajuda): Os enfermeiros assistiram os feridos / O médico assistiu a paciente. 2 assistir a alguma coisa (= presenciar): Ele assistiu ao jogo / Assisto a um belo espetáculo. 3 assistir a alguém (= caber ou pertencer): Esse é um direito que assiste ao professor / É um direito que lhe assiste.

Corrija-se! de A a Z – Luiz Antonio Sacconi
assistir e ver – qual a diferença?
Assistir é ver por algum espaço de tempo, com o espírito atento e até certo ponto crítico.
Ver é apenas aplicar o sentido da visão, é perceber pela visão. Basta não ser cego para ver. Podemos ver um amigo na rua, uma linda garota na praia, uma bela jogada no estádio. Uma criança que mal aprendeu a andar vê televisão, mas uma pessoa normal e razoavelmente escolarizada assiste à televisão. Uma criança de cinco ou seis anos vai ao estádio e apenas vê o jogo, um adulto assiste a ele. Isso não impede que haja adulto que vá ao estádio e apenas veja o jogo, por não entender absolutamente nada de futebol.

Manual de Redação e Estilo – jornal O Estado de S.Paulo
Assistir
1 – No sentido de presenciar ou comparecer, exige sempre a preposição a: Assisti ao jogo. / A comitiva assistiu à abertura dos trabalhos da Câmara . / Os fiéis assistiram à missa. Observações: Uma vez que não existe voz passiva com verbo transitivo indireto, é errado dizer: O jogo “foi assistido” (o certo: visto, presenciado) por 50 mil pessoas. Ainda sobre um jogo ou espetáculo, não se pode escrever que alguém queria “assisti-lo”, mas apenas assisti a ele (pelo fato de o verbo ser indireto, rejeita o o como complemento).

2 – Como sinônimo de prestar assistência a, ajuda, socorrer, o verbo constrói-se em geral com objeto direto: O médico assistiu o doente. / Os governos federal e estadual assistiram os flagelados.

3 – Com a preposição a, pode ainda equivaler a favorecer, caber (direito ou razão), caso em que admite também o pronome lhe: Não assistia direito algum aos reclamantes, / É claro que lhe assiste razão nesse caso.

4 – À exceção do item 3, assistir rejeita lhe. Assim, para substituir a frase nós assistimos à sessão, só se pode dizer que assistimos a ela e não que “lhe” assistimos.

O Português do dia a dia – Prof. Sérgio Nogueira
ASSISTIR – No sentido de “estar presente, comparecer, ver”, é transitivo indireto: “Segundo a polícia, mais de 40 mil assistiram ao jogo”: “Mais de 100 mil pessoas já assistiram ao espetáculo”. No sentido de “´prestar assistência, auxiliar, socorrer”, é transitivo direto: “O médico não se negou a assistir o paciente”.