Skip to content

Por meio de intercâmbio, estudante mineira é selecionada para doutorado na França

Até onde pode chegar alguém que estudou em escola pública em uma localidade sem acesso à internet e urbanização? No caso da estudante mineira Yara da Costa Hermisdorff, de 23 anos, a resposta é: à França. A jovem conta sua experiência no programa Trilhas transmitido, nesta sexta-feira (16), pela Rádio MEC.

Em 2012, Yara ingressou no curso de bacharelado em ciência e tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). “Eu já tinha vontade de estudar fora, mesmo antes de entrar na faculdade, só que sempre achei que nunca seria uma coisa acessível”, conta. Ao entrar na UFVJM, porém, a estudante teve outra percepção. Em contato com estudantes que se inscreveram no programa Ciência sem Fronteiras, ela reforçou sua meta. Ao conversar com os colegas que voltavam do intercâmbio, Yara diz ter constatado a riqueza da experiência: “Estavam mais maduros”.

Logo no primeiro período do curso, ela aprimorou sua convicção de que uma experiência fora do Brasil poderia estimular tanto o seu desenvolvimento profissional quanto o pessoal. Em agosto de 2016, inscreveu-se no programa Brafitec, desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e teve a oportunidade de cursar parte da graduação na França, conseguindo uma bolsa para a Escola Superior de Química e Física Eletrônica de Lyon.

Doutorado

Após um processo seletivo de três etapas, com várias entrevistas técnicas e análises do desempenho no período de estágio, Yara foi contratada pela empresa Schneider Electric France, responsável por estabelecer um projeto de estudo com doutorando para um período de três anos. Como aluna do doutorado, ela atualmente trabalha em um projeto que desenvolve um produto revolucionário para lavar roupas: um sabão que, embalado em bioplástico solúvel em água fria, pode ter impacto positivo sobre a saúde de milhares de pessoas.

“Eu ficaria muito feliz de poder fazer no Brasil a mesma coisa que estou fazendo aqui hoje, trabalhar com a química na busca de novos materiais que não coloquem em risco a nossa saúde”, resume. “Agora, minhas expectativas de futuro são bem claras. Quero voltar para o Brasil e, de alguma forma, passar para os outros tudo que aprendi. Acho que essa seria a melhor forma de agradecer tudo o que a França me ofereceu”.

O programa

Desde 2002, mais de 5 mil alunos já participaram do programa de intercâmbio Brafitec. Durante o período em que ficam na França – aproximadamente um ano –, os participantes recebem cerca de 800 euros por mês. “Os alunos selecionados são de alto nível e encontram uma percepção muito positiva por parte das universidades francesas”, explica a coordenadora-geral de Programas da Capes, Helena Albuquerque. Para ela, histórias de sucesso, como a de Yara Hermisdorff, fortalecem o programa.

Acesse mais informações sobre o Brafitec

(Fonte: MEC)