Skip to content

Como se escreve… AFORA, A FORA

DICIONÁRIO “CALDAS AULETE”
AFORA (a.fo.ra)
adv.
1 Para o lado de fora: Precipitou-se porta afora e desapareceu 2 Ao longo de (no tempo ou no espaço); por toda a extensão de: Aquilo serviu-lhe de lição, pela vida afora: “Fomos por ali afora, ao acaso, certos de que iríamos parar em outra cidade”. (Cecília Meireles, Crônicas de viagem)

prep.
3 Com exceção de: Afora essa questão, concordamos em tudo 4 Além de: A menina, afora ser a primeira da turma, é campeã de natação [F.: a2 + fora.]

De fora a fora
1 Em toda a extensão de (lugar, algo): Estendeu uma cerca nos limites da propriedade, de fora a fora.

DICIONÁRIO “AURÉLIO”
Afora [De a3 + fora; lat. med. adforas.]
Advérbio.
1. Para o lado de fora; exteriormente; fora; em fora; além: “Ele não disse uma palavra e saiu de porta afora”. (Hermilo Borba Filho, À Margem das Lembranças, p. 60); “É isto o nosso mar, em que vês barra afora / Saindo e entrando a um tempo, às mil, em confusão, / Velas que vêm... velas que vão”. (Alberto de Oliveira, Poesias, 4a série, p. 76). 2. Por toda a extensão (tempo e espaço); ao longo; fora; em fora: “Desde os tempos do colégio, nosso grupo foi um grupo de pessoas decentes... Pela vida afora, continuamos a ser pessoas decentes”. (Herberto Sales, Armado Cavaleiro, o Audaz Motoqueiro, p. 144); Foi-se estrada afora, feliz da vida.

Preposição.
3. Além de outro(s); além de: “casou ele com a segunda mulher, por meio da qual se multiplicou em sete filhos, afora outras multiplicações bastardas” (Camilo Castelo Branco, Mosaico e Silva de Curiosidades, p. 35). 4. Com exclusão de; à exceção de; exceto, salvo, salvante, fora: “afora os estirões, poucos são os trechos do rio em que se pode remar desembaraçadamente”. (Gastão Cruls, A Amazônia que Eu Vi, p. 125).

De fora a fora
1. Em toda a extensão.

DICIONÁRIO “HOUAISS”
AFORA
advérbio
1 para o lado de fora, para o exterior, para fora
Ex.: saiu porta a.

2 continuamente, adiante, em frente (no tempo ou no espaço)
Exs.: permaneceu alegre pela vida a.
caminhou pela estrada a.

preposição
3 exceto, salvo, fora; com exclusão de
Ex.: a. dois amigos, todos o abandonaram

4 além de
Ex.: a. o conflito conjugal, ainda ficou desempregado

Volp 5ª Edição 2009
afora adv. prep.

Reforçando...
Afora, a fora
1 – Afora, numa palavra só, significa à exceção de, além de, para o lado de fora, ao longo (tempo e espaço): Saíram todos, afora (menos, à exceção de) o pai. / Teve sete filhos, afora (além de) alguns bastardos. / Saiu pela porta afora (para o lado de fora). / Andou pelo Brasil afora (ao longo, espaço). / Não estudou pelo ano afora (ao longo, tempo). 2 – A fora, separadamente, existe apenas em oposição a dentro: De dentro a fora.
(Fonte: "Manual de Redação e Estilo" - O Estado de S.Paulo)