Skip to content

Como se escreve… “Feliz Ano-Novo e própero ano novo”

Todo o mundo tem dúvida, inclusive você. – Prof. Édison Oliveira
Ano novo ou Ano-novo?
Talvez você nunca tenha recebido um cartão de Ano-novo certinho. Eu, pelo menos, nunca tive essa satisfação. A verdade é que Ano-novo (o ano entrante; o próximo ano; a meia-noite do dia 31 de dezembro) deve ser grafado com hífen.
Trata-se de uma figuração, e o tracinho serve para sugeri-lo. Os bons dicionários e o próprio Vocabulário da Academia Brasileira de Letras estão aí para confirmar

Manual de Redação e EstiloFundação Assis Chateaubriand
Ano-novo – Escreve-se com inicial minúscula: Feliz ano-novo. Plural: anos-novos.

Corrija-se! de A a Z – Luiz Antonio Sacconi
ano-novo com minúsculas?
Sim, sempre com minúsculas, embora muita gente continue escrevendo “Ano Novo”. Por isso, caro leitor, amigo, precate-se contra aqueles que, no fim do ano, desejam-lhe Feliz “Ano Novo”!

Dicionário erros correntes da língua portuguesa – João Bosco Medeiros e Adilson Gobbes
Ano-novo: Ano-bom. Com hífen Plural: anos-novos.

Não erre mais! (português agradável e descomplicado) – Luiz Antonio Sacconi
Bom Ano Novo a todos!
Desejo malfeito: tanto ano-novo quanto ano-bom se escrevem com hífen e com iniciais minúsculas. Por isso, o desejo sincero só pode vir desta forma: Bom ano-novo a todos!
A edição 1.785 da Veja trouxe à pág. 50: Fumar menos está entre suas promessas para 2003? Bem, é melhor rever seus planos para o “ ano novo”
No site da Folha de S.Paulo: Feriado do “Ano Novo” deixa 109 mortos em estradas federais. Ué! e os manuais de redação?!
Num dicionário (aquele) se lê, na definição de réveillon: ceia da noite de “Ano-Novo”. (Por que as iniciais maiúsculas, se assim nem o próprio dicionarista registra?).

O português do dia a dia (como falar e escrever melhor) – Prof. Sérgio Nogueira
ANO-NOVO ≠ ANO NOVO
Ano-Novo ou ano-novo refere-se à virada do ano, à festa de entrada. Ano novo é o novo ano, refere-se à totalidade do ano novo: “Feliz Ano-Novo e próspero ano novo”.

Ano-novo
Você sabia que a palavra Ano-novo pode significar duas coisas: a primeira delas é que pode ser sinônima de “Réveillon”, ou seja, o primeiro dia do ano. Para esse caso, escreve-se com hífen “Ano-novo”. O segundo significado é novo ano, ou seja, o ano inteiro. Para esse caso, escreve-se sem hífen!

Redação Forense e elementos da gramática – Eduardo de Moraes Sabbag
Ele agiu com sangue-frio no ano-novo.
Devemos tomar cautela com vocábulos que comportam duplo sentido: um sentido real (sem hífen) e um sentido figurado (com hífen).
Se queremos afirmar que o sangue está frio, usaremos “sangue frio”, sem hífen. No entanto, se pretendemos nos referir à calma, utilizaremos o termo “sangue-frio”, com hífen.
Da mesma forma, distinga-se “cachorro-quente” (sanduíche) de “cachorro quente” (= animal aquecido); entre outras expressões.
Nesse rumo, é imperioso ressaltar que a expressão designativa da meia-noite do dia 31 de dezembro, isto é, do ano entrante é o substantivo masculino “Ano-novo”, com hífen. Tal ortografia recebe a chancela de bons dicionários e do próprio Volp (plural: anos-novos), para Volp 2009).
Portanto, podemos falar à vontade: “Feliz Natal e próspero Ano-novo!”.

Acrescentando...
DICIONÁRIO “AURÉLIO”
ano-novo
Substantivo masculino.
1. O próximo ano; o ano entrante: “Estamos com sono, vamos dormir. Damos boa noite, bom ano-novo, eu abraço meu tio.” (Ricardo Ramos, Matar um Homem, p. 168.) 2. A meia-noite do dia 31 de dezembro; ano-bom. 3. O dia 1o de janeiro; ano-bom. [Pl.: anos-novos.]

DICIONÁRIO “CALDAS AULETE”
ano-novo (a.no-no.vo) [ô]
sm.
1 Ano que começa 2 Dia 1º de janeiro; ANO-BOM. [Pl.: anos-novos [ó].]

DICIONÁRIO “HOUAISS”
ano-novo
Acepções
■ substantivo masculino
1 ano entrante 2 meia-noite do dia 31 de dezembro; ano-bom 3 dia primeiro de janeiro; ano-bom

Gramática
pl.: anos-novos

Volp 5ª Edução 2009
ano-novo s.m.; pl. anos-novos