Skip to content

De Cedral (MA) para a França: Aprovada em universidade francesa

Recebemos, lemos e reproduzimos a seguir:

“Me chamo Thâmara, tenho 21 anos, moro na zona norte do Rio de Janeiro, e criei esta campanha para pedir sua ajuda para concretizar o meu sonho: fazer intercâmbio no Institut d'Études Politiques Science Po Rennes, na França.

No dia 20 de novembro, recebi a carta de aceite para estudar durante um ano em uma das melhores universidades de estudos políticos da França e do mundo. Para mim, que curso Relações Internacionais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, esta oportunidade é única para minha formação acadêmica e pessoal.

Eu nasci em Cedral, no interior do Maranhão, e sempre gostei de estudar. Dos 5 aos 10 anos morei com a minha avó pois a minha mãe solo veio para o Rio de Janeiro trabalhar como empregada doméstica. Quando eu tinha 10 anos vim morar em Teresópolis, no interior do Rio de Janeiro. E nessa cidade, com mais acesso à educação, durante as aulas de história na escola pública, comecei a sonhar com a universidade. Estudei dia e noite, boa parte do tempo sozinha, e fui aprovada para cursar Relações Internacionais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na Universidade Federal Fluminense, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e História na Universidade Federal de Juiz de Fora. Em 2015, ano em que entrei na UERJ, o curso de RI era o terceiro mais concorrido com uma relação candidato/vaga de 32,88 pessoas. Passei na primeira chamada.

Assim, em 2015 com 18 anos, me mudei e vim morar sozinha no Rio de Janeiro. Já na UERJ, participei de diversas atividades buscando complementar minha formação acadêmica e tornar a minha experiência universitária mais proveitosa possível. Fiz parte da empresa júnior do meu curso e trabalho voluntário na Cruz Vermelha em um programa Comitê Internacional da Cruz Vermelha de restabelecimento de laços familiares de pessoas que perderam contato com a família por conta de desastres e guerras. Fui mentorada em um programa para desenvolvimento de carreira de jovens universitários em condição de vulnerabilidade socioeconômica, assim como bolsista de Iniciação Científica durante dois anos em um projeto de pesquisa sobre política externa e integração regional. Com o dinheiro da bolsa, eu que vinha estudando francês de forma autônoma, pude começar a pagar um curso do idioma e dessa forma nasceu meu sonho de estudar no exterior.

Hoje, para realizar este sonho preciso de ajuda para arcar com os custos da viagem, de documentos e do primeiro mês na França, uma vez que quando chegar lá irei trabalhar. Depois de enfrentar tantas dificuldades na vida, não posso deixar que falta de dinheiro me impeça de estudar e é por isso que estou aqui pedindo sua ajuda. Sei que a situação não está fácil para ninguém, mas se você me ajudar com o quanto puder, a chance de eu conseguir estudar e ter um futuro melhor serão maiores. Garanto que farei o melhor nos estudos nesse período de intercâmbio.

Essa vitória é coletiva. Começou com todas as pessoas que vieram antes de mim e batalharam para eu chegar até aqui, meus ancestrais do Maranhão e de África.

Como forma de agradecer cada pessoa que contribuiu, me proponho a auxiliar outros jovens a encararem o desafio de estudar do Brasil. Conto com você! :)”.

(Fonte: www.vakinha.com.br)