Skip to content

Dicas gramaticais… MASCOTE é palavra feminina

São vários os substantivos que oferecem dúvida quanto ao gênero. É bom ficar atento ao gênero da palavra MASCOTE, que, de origem francesa, é feminina.

DICIONÁRIO “AURÉLIO”
Mascote [Do fr. mascotte.]
Substantivo feminino.
1. Pessoa, animal ou coisa a que se atribui o dom de dar sorte, de trazer felicidade: “mascotes, muitas vezes de bicho, revelando procedência totêmica, ou de bruxas,... são comuns e agora de uso nos automóveis.” (Renato Almeida, Inteligência do Folclore, p. 44). 2. Animal ou objeto de particular estimação de uma pessoa ou de um grupo. 3. Bot. Planta da família das cucurbitáceas (Gurania malacophylla).

DICIONÁRIO “HOUAISS”
MASCOTE
Acepções
■ substantivo feminino
1 pessoa, animal ou coisa que se considera como capaz de proporcionar sorte, felicidade 2 pessoa ou animal de estimação Ex.: uma cadelinha branca era a m. do regimento 3 Rubrica: angiospermas. Trepadeira (Gurania malacophylla) da fam. das cucurbitáceas, nativa da Amazônia, de folhas ovais e flores avermelhadas em glomérulos globosos, cultivada como ornamental

Etimologia fr. mascotte (1867) 'pessoa, animal ou coisa que se considera trazer boa sorte', do provç. mascoto 'sortilégio', der. de masco 'feiticeira'; ver mascar-

 Homônimos mascote (fl. mascotar)

DICIONÁRIO DE USOS DO PORTUGUÊS DO BRASIL – Francisco S. Borba
MASCOTE
Nf pessoa, animal ou coisa que, segundo a crença, traz sorte ou felicidade; amuleto: São chinelos, cofrezinhos de madeira, [...] bonecas, mascotes, imagens de São Damião e São Cosme (MRF); ele invadiu a jaula de um tigre chamado “Michael” – espécie de mascote do Campus da Universidade Estadual (PLA)

 DICIONÁRIO ESCOLAR DA LÍNGUA PORTUGUESA – Academia Brasileira de Letras (2ª edição (2008)
MASCOTE [ó]
sf 1 Pessoa, animal ou objeto que, segundo se crê, são portadores de boa sorte e felicidade: Ela traz sempre na bolsa uma pedra de jade como mascote. 2 Pessoa, animal ou coisa tomados como emblema ou símbolo de grupo, instituição, evento etc.: A figura estilizada do sol é mascote dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. 3 Moça ou rapaz geralmente com uniforme típico, que abre ou acompanha um desfile, um jogo etc.: a mascote do time; a mascote do regimento.

DICIONÁRIO “MICHAELIS”
mas.co.te   sf   (fr mascotte)
1 pop Pessoa, animal ou coisa que, segundo se crê, dá sorte, ou traz felicidade; amuleto, talismã. 2 Bot Planta cucurbitácea (Guarania malacophylla).

Volp – 5ª Edição (2009)
mascote s.f.

Atenção!!!
Os dicionários supracitados e o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp 2009) da Academia Brasileira de Letras afirmam que a palavra MASCOTE é um substantivo feminino. Contudo, o Caldas Aulete afirma ser um substantivo de dois gêneros (leia abaixo). Apesar disso, essa classificação ainda não é comumente aceita, sendo considerado erro a utilização da palavra MASCOTE no masculino.

DICIONÁRIO “CALDAS AULETE”
MASCOTE (mas.co.te)
s2g.
1 Pessoa, animal ou coisa a que se atribui o dom de trazer sorte: mascote oficial das olimpíadas. 2 Animal de estimação. 3 Bot. Planta (Guarania malacophyla) da fam. das cucurbitáceas, de flores avermelhadas. [F.: Do fr. mascotte. Hom./Par.: mascote (sm.), mascote (fl. de mascotar).]