Skip to content

Dicas gramaticais… regência do verbo IMPLICAR

Manual de Redação e Estilo O Estado de S.Paulo

Implicar

1 – No sentido de pressupor, envolver, acarretar, adote a regência direta (sem a preposição em): A promoção implicava maiores responsabilidades. / Jornalismo implica dedicação. / Reforma implicará perda de receita para os Estados. 2 – Use preposição apenas quando o verbo pedir dois complementos (A polícia implicou o acusado no crime de receptação) ou objeto indireto (Implicava sempre com os colegas).

Michaelis – Português Fácil: tira-dúvidas de redação – Douglas Tufano

Implicar

Com o sentido de “ter como consequência” ou “acarretar”, não deve ser usado com a preposição “em”. Por isso, devemos dizer: A corrupção política implica graves prejuízos para a nação (e não “implica em graves prejuízos”) / Liberdade implica responsabilidade (e não “implica em responsabilidade”). Com o sentido de “ter implicância”, devemos dizer “implicar com”: Ele vive implicando com o menino, não o deixa em paz.

Manual da Redação – Folha de S.Paulo

Implicar

Verbo transitivo direto quando significa acarretar, trazer como consequência: A decisão do presidente implicará o cancelamento do projeto. A derrota implica a demissão do técnico. O desenvolvimento da ciência implica benefícios para a humanidade. O discurso do candidato implica o recrudescimento da disputa. No sentido de comprometer ou envolver, o verbo é transitivo direto e indireto: No depoimento, o deputado implicou o senador no crime.

O português do dia a dia – Prof. Sérgio Nogueira

IMPLICAR

Segundo a regência clássica, é verbo transitivo direto quando significa “acarretar”, “trazer como consequência”: “A decisão do ministro implicou o cancelamento do projeto”; “A derrota implica a desclassificação”. Alguns autores já aceitam “implicar em”. A preferência é a forma tradicional: em vez de “implica em pagamento antecipado”, sugiro “implica pagamento antecipado”. Com o sentido de “comprometer” ou “envolver”, é transitivo direto e indireto: “Quando depôs, o senador implicou o empresário no crime”.

Redação forense e elementos da gramática – Eduardo de Moraes Sabbag

Implicar

VTD no sentido de acarretar, envolver (sem a preposição “em”).

Exemplos:

A resolução da questão implica nova teoria.

Isso implica sérios problemas.

VTI no sentido de ter implicância, mostrar má disposição.

Exemplo:

Ela sempre implicou com meus hábitos.

VTDI no sentido de comprometer-se, envolver-se.

Exemplos:

Implicou-se com negociações difíceis.

Implicou-se em negócios ilícitos.

Implicou o colega em questões políticas.

Dicionário de erros correntes da língua portuguesa – João Bosco Medeiros e Adilson Gobbes

Implicar

Comprometer, envolver, embaraçar. Admite a seguinte construção: A orientação implica reorganização das tarefas. No sentido de “antipatizar”, pede a preposição com: Implicaram com Maurício.

1001 dúvidas de português – José de Nicola e Ernani Terra

Implicar

Quando empregado no sentido de “acarretar”, “trazer como consequência” exige complemento sem preposição.

Sua atitude implicará demissão.

Tal procedimento implicará anulação da prova.

Manual de Redação e EstiloDiários Associados (por Dad Squarisi)

Implicar

1 – Empregado no sentido de produzir como consequência, é transitivo direto, não pede preposição: No caso da casa própria, a suspensão do reajuste implicaria subsídios aos mutuários. A mudança do ministro implicou alteração da equipe econômica. 2 – No sentido de comprometer, envolver, é transitivo direto e indireto: A testemunha implicou o deputado no escândalo. 3 – Na acepção de ter implicância, é transitivo indireto, pede preposição com: O diretor implicou com ele no primeiro encontro.

 Dicas da Dad – português com humor – Dad Squarisi

Implicar implica e complica (regência: implicar)

O verbo implicar tem três empregos. Em dois, ninguém tem dúvida. Na acepção de ter implicância, pede a preposição com: O diretor implicou com ele. Na de comprometer, envolver, é vez do em: A secretária implicou o chefe no escândalo.

A dúvida surge no significado de produzir como consequência. Aí, implicar implica e complica. O verbo parece, mas não é. No sentido de acarretar consequências, o malandro é transitivo direto. Não suporta a preposição em: Autonomia também implica responsabilidade. Deflação implica recessão. Aumento da taxa de juros implica crescimento do deficit público.

Mais dicas da Dad – português com humor – Dad Squarisi

Lição da guerra 4 (implicar: regência)

As tevês fizeram a maior força. Queriam impressionar. Dar notícias novas para os telespectadores. Mas cadê? Os assuntos se repetiam até cansar. O SBT teve boa ideia. Entrevistou cobras em terrorismo, islã, Ásia Central. Foi o 1º gol de placa.

O segundo: “A aliança implica adesão dos dois lados”, disse Boris Casoy. Viva! O homem é quase único. É dos poucos brasileiros que sabem a regência do verbo implicar. No sentido de produzir como consequência, o danado é transitivo direto. Dispensa preposição: Guerra implica aumento da corrida armamentista. Autonomia implica responsabilidade.  Aumento do dólar implica redução real do salário.

Todo o mundo tem dúvida, inclusive você. – Prof. Édison de Oliveira

Amor implica renúncia...

Temos encontrado frequentemente, na imprensa, na correspondência e, às vezes, até em livros didáticos, o verbo “implicar” (significando “supor”, “acarretar”, “requerer”) seguido pela preposição “em”.

De acordo com a gramática, entretanto, tal verbo, nessa acepção, não exige preposição alguma.

Estão, pois, gramaticalmente erradas frases como:

Amor implica em renúncia.

Construir casa própria implica em muitos sacrifícios.

A demissão do diretor implicou na convocação da assembleia.

Corrija-se, dizendo:

Amor implica renúncia.

Construir casa própria implica muitos sacrifícios.

A demissão do diretor implicou a convocação da assembleia.

Os 300 erros mais comuns da língua portuguesa – Eduardo Martins

123 A decisão implicava “em” riscos.

 Não se recomenda usar em com implicar no sentido de trazer como consequência:

A decisão implicava riscos.

O em é indicado quando se trata de envolver.

Implicaram-no no roubo.

Admite com quando significa antipatizar, provocar:

Implicava sempre com os colegas.

Tira-dúvidas de português de A a Z – Alpheu Tersariol

IMPLICAR

É correto dizer:

O progresso de uma cidade implica uma boa educação de seu povo?

Sim. Trata-se do bom uso do verbo implicar. Muitos dizem: O progresso de uma cidade implica na boa educação de seu povo. O verbo implicar, nesta última frase, está mal empregado.

O verbo implicar no sentido de envolver, trazer ou ter como consequência, tornar indispensável, acarretar, é transitivo direto, exige complemento sem preposição. Assim:

- Tal afirmação implica ignorância do assunto.

- Sua atitude implicará advertência.

- A tentativa implicou sua desclassificação.

Dicionário de dificuldades da língua portuguesa – Domingos Paschoal Cegalla

Implicar

[Do lat. implicare, enlaçar, envolver.] 1. Na acepção de envolver, enredar, comprometer, constrói-se com objeto direto de pessoa e objeto indireto de coisa (prep. em): negócios ilícitos o implicaram em vários crimes. 2. No sentido de ‘trazer como consequência’, ‘acarretar’, é verbo transitivo direto: a assinatura de um contrato implica a aceitação de todas as suas cláusulas. / O desrespeito às leis implica sérias consequências. / O congresso rejeitará medidas que impliquem aumento da carga tributária. / A cidadania implica direitos e deveres. / “Contribuir não implicava crer, mas socialmente Uchoa não perdia missas e festas religiosas”. (Geraldo França de Lima, Rio da vida, p. 29) / “Bem que [=se bem que] tal ato não implicasse delito, nem afrontasse os bons costumes. Calisto olhou com saudade o seu passado, as suas alegrias puras (Camilo Castelo Branco, A queda dum anjo, p. 111) / “Ser respeitável é coisa que implica uma imensidade de observâncias, desde o domingo bem santificado até a gravata bem atada”. (Machado de Assis, Os trabalhadores do mar, trad., p. 84) / “Seu desaparecimento [de Lampião], porém, não implica extinção do cangaço”. (Marques Rebelo, O trapicheiro, p. 418) / “Essa imposição de valores da nação dominante implica necessariamente a destruição da cultura da que é dominada”. (Júlia Falivene Alves, A invasão cultural norte-americana, 2ª ed., p. 97) Nesta acepção, é censurada a regência indireta (prep. em), como nas frases: A quebra de um compromisso implica em descrédito, perda de credibilidade. / A difusão de um produto implica em intensa campanha promocional. 3. No sentido de promover rixas, contrariar, mostrar-se indisposto com alguém, enticar, aborrecer, é verbo transitivo indireto (prep. com): Ele era uma criatura que implicava com todo o mundo. 4. Usa-se também implicar com (algo), no sentido de ser incompatível, não se harmonizar: Os dois não podiam ser sócios; a opinião de um implicava com a do outro. / “O teu caso, não; esse é mais grave: implica com a moral e os bons costumes”. (Coelho Neto, Obra seleta, p. 366) / “Esta maneira de ver do marechal Bittencourt implicava com o lirismo patriótico...” (Euclides da Cunha, Os sertões, 22ª ed., p. 450)