Skip to content

JELs 2020 investe em cursos de capacitação “on-line”

Excepcionalmente, a edição de 2020 dos Jogos Escolares Ludovicenses (JELs) está sendo realizada inteiramente de maneira “on-line”. Paralelamente às disputas esportivas de nove modalidades (basquete, capoeira, futsal, ginástica rítmica, judô, caratê, surfe, tae-kwon-do e xadrez), os JELs deste ano contam com uma vasta programação de cursos de capacitação gratuitos na área do desporto escolar destinados a professores, gestores e acadêmicos de Educação Física. Na abertura dessas atividades, foi realizado o curso “Metodologia do Ensino dos Esportes de Invasão”, ministrado pelo professor Chicão Castelo Branco, instrutor da Conmebol de futebol de areia e futsal e atual técnico da seleção peruana de futebol de areia e futsal.

Os cursos de capacitação integram a programação dos JELs 2020, que é um evento promovido pela Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel), cuja execução é de responsabilidade da Federação Maranhense do Desporto Escolar (Femade). O principal objetivo dessas atividades é qualificar quem trabalha diretamente com o desporto escolar no Estado.

“Quando idealizamos os JELs deste ano, queríamos que o evento fosse além das competições e, por isso, decidimos fazer algo que alcançasse, além dos atletas, todos os profissionais envolvidos no dia a dia do desporto escolar. Com estes cursos, pretendemos levar conhecimento a quem está diretamente ligado ao esporte. Levando como base o primeiro curso que desenvolvemos com o professor Chicão, tenho certeza de que essa iniciativa será um sucesso absoluto”, disse o secretário municipal de Desportos e Lazer, Jasson Lago Junior.

Considerado um dos principais e mais vitoriosos técnicos de futebol de areia e futsal da América do Sul, o maranhense Chicão Castelo Branco levou para o curso realizado nesta semana um pouco de sua experiência adquirida fora do país, priorizando os modelos de metodologia de ensino adotados mundo a fora.

“Quis levar um pouco da minha experiência e vivência fora do país como instrutor da Conmebol e levar essa realidade para os professores de São Luís, mostrar, para eles, o que está acontecendo na América do Sul e no mundo à nível de metodologia de ensino. Por ser um curso ‘on-line’, facilita muito porque estou em outro país, minimiza custos e ainda consegue nos aproximar por meio da ‘web’. A gente conseguiu desenvolver uma forma, uma metodologia boa para esses cursos ‘on-line’, que não ficam desgastantes. Conseguimos dinamizar um pouco o processo e fazer com que todos participem das aulas de forma bem efetiva”, explicou Chicão.

 

Próximos cursos

Após a realização deste curso “Metodologia do Ensino dos Esportes de Invasão”, outros nove cursos e três oficinas estão programados para ocorrer até o mês de dezembro. De acordo com o cronograma da organização dos Jogos Escolares Ludovicenses (JELs), estão abertas as inscrições para o curso “Metodologia do Ensino dos Esportes de Marca”, que será ministrado pelo professor Dr. Alex Fabiano a partir da próxima terça-feira (3 de novembro).

A atividade é destinada a professores, gestores e acadêmicos de Educação Física. Informações sobre os cursos e oficinas estão disponíveis no “site” http://femade.cbde.org.br/ e no aplicativo da Femade, disponibilizado nas lojas de aplicativos Google Play (Android) e Apple Store (iOS).

Informações sobre os Jogos Escolares Ludovicenses, assim como os detalhes de como serão realizadas as competições esportivas de forma “on-line”, estão disponíveis no “site” oficial do evento (http://femade.cbde.org.br/) e nas redes sociais (@femadeoficial). Quem preferir, pode entrar em contato com a organização dos JELs pelos telefones (98) 98895-8474 ou (98)98329-2709.

Curta e siga as redes sociais da Femade
Instagram - @femadeoficial
Facebook - Femadeoficial
Youtube - FEMADE - MA
Aplicativo - FEMADE

(Fonte: Assessoria de comunicação)