Skip to content

LÍNGUA PORTUGUESA: dicas e exercícios 6

Hoje, veremos mais alguns casos de concordância e compreender a viajar com ou sem crase.

Dicas gramaticais:
* PODE ou PODEM haver mais questionamentos?
O certo é: PODE HAVER mais questionamentos. Já vimos que o verbo HAVER, no sentido de “existir”, deve ser usado sempre no singular. O mesmo ocorrerá quando o verbo HAVER for o verbo principal de uma locução verbal. Locução verbal é quando juntamos dois ou mais verbos. O verbo principal é o último.

Observe mais exemplos:
DEVE HAVER algumas vagas nesta escola.
PODERIA TER HAVIDO muitos acidentes nesta curva.

* PODE ou PODEM existir mais questionamentos?
O certo é: PODEM EXISTIR mais questionamentos. O verbo EXISTIR é pessoal (= com sujeito) e deve concordar com o seu sujeito.

Outros exemplos:
EXISTEM, no Brasil, dois tipos de políticos.
Na Polícia Federal, não EXISTE foto do traficante.
Nesta competição, não EXISTEM titulares ou reservas.
Não EXISTEM mais times capazes de derrotá-lo.

Os verbos OCORRER e ACONTECER também são pessoais:
Nesta rua, ACONTECERAM muitos acidentes.
PODEM ACONTECER algumas injustiças.
VAI OCORRER, na próxima semana, um festival de música.

O verbo HAVER fica no singular porque não tem sujeito (= sujeito inexistente), mas os seus sinônimos têm sujeito e devem concordar.

* Vou A ou À Brasília? Vou A ou À Bahia?
O certo é: Vou A Brasília e Vou À Bahia. Quando vamos sempre vamos a algum lugar. O verbo IR pede a preposição A. O problema é que há nome de lugar que vem antecedido de artigo definido A; outros, não.

Enquanto Brasília não admite artigo definido, a Bahia é antecedida do artigo definido A. Isso significa que você “VAI À BAHIA” (= preposição A do verbo IR + artigo definido A que antecede a Bahia) e que você “VAI A BRASÍLIA” (= sem acento grave, porque só há a preposição A do verbo IR).

Se você quer saber com mais rapidez se deve IR À ou A algum lugar (com ou sem o acento grave), use o seguinte “macete”: antes de IR, VOLTE.

Se você volta DA, significa que há artigo: você vai À; Se você volta DE, significa que não há artigo: você vai A. Assim sendo:
“Você volta DA Bahia” - “Você vai à Bahia”.
“Você volta DE Brasília” - “Você vai a Brasília.

Vamos testar o “macete” em outros exemplos:
“Vou à China”. (= volto DA China); “Vou a Israel”. (= volto DE Israel); “Vou à Paraíba”. (= volto DA Paraíba); “Vou a Goiás”. (= volto DE Goiás); “Vou a Curitiba”. (= volto DE Curitiba); “Vou à progressista Curitiba”. (= volto DA progressista Curitiba); “Vou à Barra da Tijuca”. (= volto DA Barra da Tijuca); “Vou a Ipanema”. (= volto DE Ipanema); “Vou a São Luís”. (= volto DE São Luís); “Vou à bela São Luís”. (= volto DA bela São Luís).

Teste de ortografia
Que opção completa, corretamente, a frase abaixo?
“Ninguém sabe o __________ da sua __________ dentro da empresa”.
(a) porque – ascenção;
(b) por que – ascenção;
(c) porquê – ascensão;
(d) por quê – ascensão.

Resposta do teste: letra (c). A palavra “porque”, quando substantivada, deve ser escrita junta e com acento circunflexo: o porquê, um porquê. Em todo substantivo derivado de verbo terminado em ENDER, a terminação SÃO deve ser grafada com S ascender – ascensão; apreender – apreensão; compreender – compreensão; pretender – pretensão...