Skip to content

Nesta quinta-feira, ocorrerá a 1ª Feira da Resex de Tauá-Mirim na UFMA

Nesta quinta-feira (5/12), das 9h às 14h30, será realizada a 1ª edição da Feira da Resex de Tauá-Mirim, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), “campus” do Bacanga. O local da Feira é de fácil acesso a toda a comunidade universitária e moradores(as) de bairros vizinhos: ao lado do prédio de Políticas Públicas (próximo ao CEB Velho).

Agricultores(as), pescadores(as) artesanais e marisqueiros(as) das comunidades rurais da Reserva Extrativista apresentarão grande variedade de alimentos saudáveis produzidos em seus roçados, quintais, rios, igarapés, mangues e praias da Zona Rural da Ilha de São Luís, além de artesanatos de qualidade e outros produtos.

Estarão presentes comunidades da Resex (Taim, Jacamim, Rio dos Cachorros, Cajueiro, Tauá-Mirim), além de produtores(as) de Inhaúma, Igaraú, Vila Nova República, Matinha, Pedrinhas e Vila Embratel. Essas comunidades garantem parte importante da produção de alimentos saudáveis e de base agroecológica consumidos na Ilha de São Luís tendo papel relevante na promoção da segurança alimentar e nutricional – da população em geral – e trabalho, renda na Zona Rural da capital maranhense. A Feira contará, ainda, com a participação de produtores(as) da Reserva Extrativista Marinha de Cururupu (MA).

É importante dizer que os produtores(as) que estarão presentes na Feira representam populações tradicionais que são as maiores guardiães e mantenedoras da rica biodiversidade da Ilha de São Luís e que resistem e lutam pela existência de suas comunidades, cultura e modos de vida hoje seriamente ameaçados por grandes empreendimentos (industriais e portuários, em especial) que avançam, cada vez mais, sobre esses territórios, com explicito apoio dos governos locais. A proposta “oficial” de Revisão do Plano Diretor, ora em curso demonstra isso de forma clara, quando propõe a redução de mais de 8 mil hectares (algo em torno de 40%) da Zona Rural de São Luís.

A Feira é uma promoção do Conselho da Resex de Tauá-Mirim com apoio da Associação de Professores da UFMA (Apruma), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (Gedmma), Associação Agroecológica Tijupá (Tijupa) e Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores Sem Terra (MST).

A partir do meio-dia, a Feira contará com apresentações culturais e fornecimento de refeições com pratos saborosos e saudáveis do que há de melhor de nossa cultura alimentar.

Abaixo, segue a lista do que vocês, consumidores e consumidoras, poderão degustar e levar para casa e presentear parentes e amigos:

Alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos
- Banana, melancia, manga, carambola e limão
- Cheiro-verde, vinagreira, alface, maxixe, quiabo, tomate e couve
- Farinhas
- Macaxeira
- Pimentas variadas
- Azeite de babaçu
- Biscoito de mesocarpo de babaçu
- Cocada
- Polpas de frutas (murici, buriti, cupuaçu, juçara etc.)
- Geleia de frutas nativas
- Mel de abelha apis
- Caranguejo, peixe e camarão
- Galinha caipira abatida e ovos de caipira
- Plantas medicinais e ornamentais

A Feira também ofertará grande diversidade de alimentos para serem consumidos no local.
Refeições
- Sururu ao leite de coco,
- Camarão (torta e bobó)
- Peixe frito
- Arroz de cuxá
- Pato ao molho pardo
- Galinha caipira
- Maxixada

Lanches
- Sucos naturais: caju e abacaxi
- Café
- Bolos: tapioca, macaxeira e de aveia (sem açúcar e sem leite)
- Mingau de mesocarpo de babaçu
- Caldo de macaxeira
- Macaxeira cozida.

Tudo isso e muito mais a preços acessíveis

Venha conferir e apoiar essa luta!

Pela comida de verdade no campo e na cidade!

Comer é um ato político

#somostodosresex!

 

(Fonte: Assessoria de comunicação)