Skip to content

Professora Marileide é pré-candidata à Prefeitura de Serrano do Maranhão

O município de Serrano do Maranhão, localizado a 260km de São Luís, vive um momento de crise e descrédito na política. Marcado por diversos escândalos de corrupção, a população do município, que tem pouco mais de 10 mil habitantes, clama por uma luz no fim do túnel.

Em meio a toda revolta e descrédito, nasce um novo símbolo de LUTA e RESISTÊNCIA. Falamos da mestra em Educação Professora Marileide, que, atendendo ao apelo de amigos e serranenses, que sonham com um futuro melhor, resolveu pôr seu nome para apreciação popular, como pré-candidata à prefeita de Serrano do Maranhão.

Filha de Serrano, 54 anos, histórico invejável, Marileide Costa é pedagoga, pós-graduada em Psicopedagogia, Coordenação Pedagógica e em Educação, Pobreza e Desigualdades Sociais e mestra em Educação.

Atualmente, ela é funcionária pública estadual e municipal, tendo exercido, com afinco, atividades voltadas à educação em diversos municípios do Maranhão.

Sua história de vida é marcada por lutas. Oriunda de família humilde, com pais lavradores e 15 irmãos, sendo ela a penúltima filha, a hoje mestra em Educação começou a conquistar sua independência trabalhando como empregada doméstica dos 12 aos 14 anos. Aos 15, foi morar no Bairro João de Deus, em São Luís, onde começou a mostrar sua veia de lutadora pelos direitos das minorias, ao levantar a pauta em grupos de jovens, os quais participava.

Com total dedicação aos estudos, egressa de escolas públicas, Marileide conquistou no ensino médio o primeiro lugar em um concurso de redação do Colégio Rosa Castro, instituição de ensino conceituada em São Luís. O prêmio lhe rendeu uma bolsa de estudos, possibilitando-lhe cursar todo ensino médio, e, daí, seguiu firmemente com sua incansável busca pelo conhecimento, bem que sempre considerou precioso.

Lutadora, ela foi a única dos 15 irmãos que conseguiu chegar ao ensino superior.

Sua trajetória como profissional da área da educação teve início aos 17 anos, quando começou a lecionar, de forma voluntária, em escolas comunitárias de São Luís, passando, em seguida, a atuar em escolas públicas municipais e estaduais.

Hoje, ela é reconhecida como uma das maiores profissionais de Educação do Maranhão, com larga experiência profissional, onde se inclui no currículo sua atuação como supervisora educacional na Secretaria de Estado da Educação, duas passagens como secretária de Educação do município de Serrano, nos anos de 2003 a 2004 e 2010 a 2017, períodos em que, enfim, o município teve resultados positivos na área. Entre 2005 e 2008, ela esteve comandando a Secretaria de Educação do município de Turilândia, onde, também, obteve resultados positivos, melhorando os índices educacionais daquele município.

Agora, ela ocupa a função de gestora-geral do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) de Cururupu, cargo confiado pelo governador do Estado, Flávio Dino, no ano de 2018.

Sua atuação à frente do Iema já lhe rendeu a conquista do prêmio de melhor gestão do instituto educacional.

Mas não é apenas de educação que vive essa grande mulher. Professora Marileide é, também, uma forte militante socialista, sendo a secretária-geral da Executiva Estadual de Mulheres do PSB no Maranhão.

“Além de qualquer currículo, sou mesmo uma militante social, que sonha com uma Serrano digna para seus munícipes”, declara ela.

Professora Marileide menciona seu desejo de inspirar jovens do seu quilombo (Serrano é a maior concentração quilombola do país, segundo estudo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizado em 2015) possibilitando a eles acreditarem em si e no potencial que existe dentro de cada um.

“Sinto que tenho uma missão na minha cidade: resgatar a esperança do povo de Serrano e tornar esse quilombo em um lugar de bem viver”, enfatizou a educadora.

Todos esses pontos fizeram com que a educadora, que é casada com o ex´-vereador de três mandatos Adilson Alves, conseguisse se destacar no cenário político local, sendo, hoje, um dos principais nomes para disputar o pleito que se aproxima.

Acreditamos que seu caráter íntegro, sua fidelidade e amo para com o povo de Serrano, poderão fazer a diferença na vindoura eleição, dando à população uma nova esperança.

(Fonte: Gazeta do Maranhão)