Nessa sexta-feira (3), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) se manifestou, por meio de nora, a respeito da divulgação de que haverá corte nas bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes),
Eis a note da Uema:
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) vem a público manifestar seu repúdio ao anúncio de cortes na proposta orçamentária da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para o exercício de 2019.
De acordo com nota divulgada ontem pelo Conselho Superior da Capes, a proposta orçamentária apresenta um corte de 12% no orçamento de 2018, por sua vez já insuficiente, retornando a patamares de uma década atrás.
A se concretizar essa “medida de limitação de gasto”, ocorrerão impactos desastrosos no fomento da pesquisa e da pós-graduação no país.
A iminente suspensão do pagamento de bolsas; a interrupção de programas estratégicos como do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), do Programa de Residência Pedagógica e do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor); o corte do financiamento do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), para citar alguns, causarão prejuízo inestimável ao Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Diante de tal cenário, a Uema manifesta total apoio à Capes pela ampliação, e não redução, do seu orçamento, e repudia com veemência a política errática que consiste no desmonte da estrutura institucional da ciência brasileira.
São Luís, 3 de agosto de 2018.
Prof. Dr.Gustavo Pereira da Costa
Reitor da Uema