Skip to content

A Comissão de Educação do Senado debateu, nesta quinta-feira (31), a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apure as denúncias de tráfico de influência no Ministério da Educação (MEC). A discussão ocorreu após o não comparecimento do ex-ministro Milton Ribeiro, que já havia confirmado a presença na audiência.

Segundo o presidente da comissão, senador Marcelo Castro (MDB-PI), não houve justificativa para ausência do ex-ministro.

“No meu entender, o mais grave é que não deu nenhuma satisfação a esta comissão. A maneira cortês, urbana com que sempre foi tratado nesta comissão merecia dele, pelo menos, uma distinção, um telefonema, um e-mail justificando sua ausência. Os fatos que nos trouxeram até aqui hoje são fatos graves. Vão contra todos os princípios que regem a administração pública”, disse.

Para o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), a ausência “equivale a uma assimilação de culpa”.

“Este Senado não pode e não será desmoralizado. Não restará, diante deste gravíssimo desrespeito, senão a instalação de uma CPI”, disse Randolfe, um dos autores do requerimento para que Ribeiro prestasse informações.

Requerimentos

Com a ausência de Ribeiro, foram aprovados requerimentos para ouvir o ministro interino, Victor Godoy Veiga, e prefeitos que teriam recebido propostas de participação em um esquema de corrupção na pasta. Ao todo, os requerimentos citam 12 prefeitos, mas nem todos necessariamente serão chamados. A previsão é que sejam ouvidos em duas reuniões na próxima semana, nos dias 5 e 7 de abril.

Também foi aprovada a convocação do ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Wagner Rosário, para falar sobre indícios e irregularidades apontados pela CGU no MEC, quanto ao processo de liberação de verbas do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e em eventos da pasta.

Investigação

Milton Ribeiro pediu exoneração do cargo na segunda-feira (28) após abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) para investigar o ministro. A medida foi autorizada pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia.

A investigação foi aberta após a publicação de matérias na imprensa sobre suposto favorecimento na liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão ligado ao Ministério da Educação.

Na segunda-feira (21), uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo divulgou um áudio em que Milton Ribeiro diz favorecer, a pedido do presidente Jair Bolsonaro, prefeituras ligadas a dois pastores.

(Fonte: Agência Brasil)

Nesta sexta-feira (1º/4), a partir das 19h30, será realizado o lançamento oficial da primeira edição da Copa Interbairros de Futsal Adulto, competição promovida pela Federação de Futsal do Maranhão (Fefusma) e que conta com os patrocínios do governo do Estado e da Glacial por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. A solenidade ocorrerá no auditório da Faculdade Estácio São Luís, no Centro, com a presença dos representantes das equipes participantes nos torneios masculino e feminino.

Ao todo, a Copa Interbairros de Futsal Adulto contará com a participação de 44 equipes, sendo 32 no masculino e 12 no feminino. Vale destacar que todos os times da Copa Interbairros de Futsal Adulto receberão uniformes completos com camisas, calções e meiões. Todo o material será utilizado pelos times durante o torneio.

“Estamos ansiosos para a bola começar a rolar pela Copa Interbairros. Esse é um torneio que teve de ser adiado algumas vezes devido à pandemia, mas que agora finalmente vai ser possível realizar. Estamos felizes em fomentar o esporte em São Luís e temos certeza de que vai agitar a cidade. Nosso muito obrigado ao governo do Estado e à Glacial por sempre acreditarem no projeto e apoiarem o futsal”, afirmou Alex Ricarte, presidente da Fefusma.

Durante a solenidade de lançamento, a Fefusma irá realizar o congresso técnico da competição para apresentar os detalhes do torneio aos representantes dos times participante e definir os grupos dos times masculino e feminino.

Siga as redes sociais oficiais da Federação de Futsal do Maranhão (Fefusma) no Instagram e no Facebook (@fefusma) e fique por dentro de todos os detalhes da Copa Interbairros de Futsal Adulto, que conta com os patrocínios do governo do Estado e da Glacial, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. 

(Fonte: Assessoria de imprensa)

Uma das principais promessas do esporte do Maranhão, a jovem nadadora Sofia Duailibe, de apenas 11 anos, tem presença confirmada em duas competições de alto nível que serão realizadas entre sexta-feira (1º/4) e domingo (3/4), na cidade de Fortaleza (CE). A atleta da Atlef/Nina, que conta com os patrocínios do governo do Estado e do Centro Elétrico por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, e do Banco da Amazônia, participará do Torneio Nordestinho e da primeira etapa do Campeonato Cearense de Águas Abertas.

Focada em melhorar seus tempos e ampliar a coleção de títulos, Sofia Duailibe entrará na piscina do Clube Náutico Cearense nesta sexta-feira (1º/4) e neste sábado (2/4), para competir em seis provas do Torneio Nordestinho: 50m borboleta, 100m borboleta, 100m costas, 100m livre, 200m medley e 400m livre. Já no domingo (3/4), a jovem nadadora da Atlef/Nina vai disputar a etapa do Cearense de Águas Abertas na praia do Iate Clube de Fortaleza.

Boa fase

Sofia Duailibe chega às competições em Fortaleza com a confiança elevada após excelentes resultados nas primeiras provas da temporada de 2022. Na disputa do Troféu João Victor Caldas do Norte, realizado entre os dias 12 e 13 de março, em São Luís, a nadadora maranhense faturou três medalhas de ouro nas provas dos 50m livre, 200m medley e 400m livre, além de registrar o melhor índice técnico da competição na categoria Mirim/Petiz.

Antes disso, em fevereiro, Sofia Duailibe conquistou quatro medalhas de ouro nas provas dos 50m costas, 100m medley, 200m livre e revezamento 4x50m misto livre do Torneio Início / Seletiva Escolar, organizado pela Federação Maranhense do Desporto Escolar (Femade).

Sofia Duailibe vem de uma temporada muito especial e repleta de conquistas em 2021. Em dezembro, a nadadora maranhense teve uma participação de destaque no Torneio Norte-Nordeste, vencendo a Maratona Aquática na categoria Petiz 1 e conquistando a medalha de ouro na prova dos 400m livre, além de faturar duas medalhas de prata nas provas dos 50m borboleta e 100m livre, e garantir o bronze nos 50m costas.

Também em 2021, Sofia Duailibe conquistou medalhas de ouro nas provas dos 50m costas, 100m medley e 800m livres no Campeonato Maranhense de Natação, faturou quatro medalhas de ouro no Cearense Mirim/Petiz de Natação, venceu dois títulos no Cearense de Maratonas Aquáticas, subiu ao pódio duas vezes no I Torneio de Esportes de Tuntum e também obteve medalhas nas três provas que disputou no Troféu Jesus Motta de Natação Mirim/Petiz, em São Luís. No acumulado do ano, Sofia conquistou 21 títulos, além de faturar sete medalhas de prata e 10 medalhas de bronze.

A nadadora Sofia Duailibe é patrocinada pelo governo do Estado e pelo Centro Elétrico, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e pelo Banco da Amazônia. Ela ainda conta com os apoios da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Maranhão (Apcef/MA) e do Colégio Literato.

(Fonte: Assessoria de imprensa)

O deputado federal Juscelino Filho (União-MA) afirmou, nesta quarta-feira (30), que filiações que não tiverem identidade e compromisso com o partido poderão ser impugnadas. Segundo ele, que é integrante da Executiva Nacional e vice-líder da legenda na Câmara dos Deputados, a definição sobre o comando do União no Estado sairá no próximo mês.

“Em abril, vamos montar a direção do União Brasil no Maranhão. Vamos seguir cuidando e trabalhando para mantermos a nossa identidade. Se for pleiteada alguma nova filiação no âmbito da nacional, já que não tem comissão estadual, iremos avaliar se há identidade e compromisso com o partido. Se não houver, exerceremos nosso direito, como membro da Executiva Nacional, de impugnar essas filiações. Vamos fortalecer o União, que está preparado e já com chapas organizadas para disputar as eleições de 2022”, disse Juscelino.

(Fonte: Assessoria de imprensa)

Nunca é tarde para começar a mexer o corpo. A prática de atividades físicas e de lazer são fundamentais para que as pessoas tenham uma vida mais saudável. E é exatamente esse o objetivo do Projeto Viva, iniciativa patrocinada pelo governo do Estado e pelas Drogarias Globo por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, que, em sua primeira edição, vai implementar um núcleo de atividades de lazer para a comunidade de Bacabal. O lançamento oficial ocorreu no último fim de semana, na Praça da Bíblia, com a presença dos participantes do projeto, que já tiveram um aperitivo do trabalho que será desenvolvido nos próximos meses.

Para o lançamento, foi montada uma grande estrutura para atender a comunidade bacabalense, independentemente da faixa etária. Para as crianças, foi disponibilizado piscina de bolinhas, pula-pula, brinquedos infláveis, pipoca e algodão-doce. Já para adultos e idosos, foi criado um espaço de saúde. Houve, ainda, um superaulão de dança.

“Estamos muito contentes com o início do Projeto Viva, que ressalta a importância da saúde e do bem-estar dos mais velhos, mostrando que é possível envelhecer com dignidade e qualidade de vida. Além disso, queremos valorizar o potencial de cada participante dessa iniciativa, com foco na manutenção da saúde, e estimular a participação da população de Bacabal. Agradecemos ao governo do Estado e às Drogarias Globo por apoiarem esse projeto e acreditarem na importância da atividade física para a comunidade”, afirmou Kléber Muniz, coordenador do Projeto Viva.

As aulas do Projeto Viva serão realizadas sempre às terças e quintas-feiras, das 16h30 às 18h30, na Praça da Bíblia, em Bacabal. Vale destacar que as atividades são gratuitas.

Siga o Instagram oficial do Projeto Viva (@projetovivabacabal) e fique por dentro de todos os detalhes da iniciativa que conta com os patrocínios do governo do Estado e das Drogarias Globo, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. 

Projeto Viva

O objetivo geral do Projeto Viva é proporcionar atividades físicas em diferentes modalidades para a população adulta e idosa da cidade de Bacabal, com abordagem recreativa, visando a melhora da qualidade de vida e do bem-estar físico social e emocional. Além disso, a iniciativa quer potencializar as capacidades físicas de seus participantes e proporcionar um tempo para o cuidado ao corpo.

As aulas semanais contarão com a coordenação e suporte de profissionais de educação física, além do fornecimento de todo o material e instrumentos necessários para a prática de exercícios de diversos segmentos, como atividades físicas, motoras e aeróbicas, jogos esportivos, danças, ginástica localizada e alongamento. Essas movimentações ocorrerão ao ar livre para que, além dos benefícios para a saúde, o Projeto Viva promova uma integração social na comunidade de Bacabal.

Além das atividades, os participantes do Projeto Viva contarão com ações pedagógicas e palestras sobre temas relacionados à melhor idade, que serão proferidas por profissionais da área da saúde, como geriatras, psicólogos e psiquiatras. Auxiliares da área de saúde também vão acompanhar o bem-estar dos integrantes da iniciativa, realizando aferição de pressão arterial e exames de diabetes.

(Fonte: Assessoria de imprensa)

As disputas dos torneios Sub-15 e Sub-17 da primeira edição da Taça Grande Ilha de Futebol Society, competição patrocinada pelo governo do Estado e pelo Grupo Audiolar por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, entram em sua reta decisiva. Agora, apenas quatro times, em cada uma das categorias, continuam com chances de conquistar o título. A definição dos times classificados para as semifinais ocorreu no último fim de semana, com a realização das duas últimas rodadas da fase de grupos. No Sub-15, as equipes do Jeito Moleque, CED, P12 e Audaz avançaram. Já no Sub-17, Corinthians do Bequimão, Afasca, RAF 07 e Operária estão nas semis.

Dos quatro semifinalistas da categoria Sub-15, Jeito Moleque, CED e Audaz chegam à fase eliminatória invictos. No fim de semana, a garotada do Jeito Moleque avançou na competição ao derrotar o Palmeirinha por 1 a 0 e empatar por 1 a 1 com o Futuro do São Francisco. Já o CED, manteve sua invencibilidade ao ficar no 1 a 1 com o Paredão.

Após derrotar o P12 por 2 a 0, o Audaz empatou por 1 a 1 com a Escolinha Transformar e se garantiu nas semis. Já o P12, apesar do revés, conseguiu chegar ao mata-mata com a goleada por 4 a 1 sobre o Seve.

Já no Sub-17, o Corinthians do Bequimão chega às semis sem perder nenhuma partida. Na última rodada da fase de grupos, vitória por 1 a 0 sobre o R13. Quem também continua na competição é o RAF 07 e o Afasca, que venceram, respectivamente, o 15 de Novembro por 2 a 1 e a Ponte Preta por 6 a 0. O quarto e último semifinalista é o time do Operária, que fez 3 a 0 sobre a Olímpica.

Próximos jogos

Com a definição dos classificados, os confrontos semifinais ficaram da seguinte maneira: Jeito Moleque x Audaz e CED x P12, pelo Sub-15; e Corinthians do Bequimão x Operária e Afasca x RAF 07, pelo Sub-17. As semis estão marcadas para ocorrer no sábado (2/4), a partir das 8h30, na Arena Olynto. Os vencedores decidirão o título da Taça Grande Ilha no domingo (3/4).

Siga as redes sociais oficiais da Taça Grande Ilha de Futebol Society no Instagram e no Facebook (@tacagrandeilha) e fique por dentro de todos os detalhes da competição, que conta com os patrocínios do governo do Estado e do Grupo Audiolar, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

TABELA DE JOGOS

SÁBADO (2/4) // ARENA OLYNTO (CAMPO 1)

8h15 – Jeito Moleque x Audaz (Semifinal Sub-15)

9h – Corinthians do Bequimão x Operária (Semifinal Sub-17)

SÁBADO (2/4) // ARENA OLYNTO (CAMPO 2)

8h30 – CED x P12 (Semifinal Sub-15)

9h20 – Afasca x RAF 07 (Sub-17)

DOMINGO (3/4) // ARENA OLYNTO (CAMPO 1)

8h30 – Final Sub-15

9h20 – Final Sub-17

(Fonte: Assessoria de imprensa)

Exposição Portinari para todos

Mostra interativa sobre o pintor Cândido Portinari (1903-1962), fruto de 40 anos de trabalho do Projeto Portinari em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS),  está em cartaz no espaço MIS Experience, na zona oeste da capital paulista, até 7 de abril. A exposição Portinari para Todos localizou e catalogou todas as obras do artista, além de reunir documentos e cartas que serão apresentadas agora ao público de forma ampliada.

Com recursos tecnológicos para exibição e projeção, o público poderá ver mais de 150 obras do artista, incluindo trabalhos em grandes dimensões ou de coleções particulares. “A presença do original é compensada largamente pela possibilidade de você levar Portinari em todas as suas dimensões, não só em seu legado pictórico, mas também ético e humanista”, diz o criador do projeto, o filho do artista, João Portinari.

Experiências raras 

Os painéis Guerra e Paz, com 14 metros de altura, produzidos para a sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, serão exibidos em tamanho real. Desde que foram levados aos Estados Unidos, os trabalhos só retornaram uma vez ao Brasil, entre 2010 e 2013, quando foram exibidos no Rio de Janeiro e em São Paulo.

As experiências imersivas vão permitir o contato com a produção sacra de Portinari, que tem parte em coleções particulares ou só pode ser vista em visita a igrejas, como a Matriz de Batatais (SP) ou na da Pampulha, em Belo Horizonte (MG).

A mostra é dividida em eixos temáticos que vão apresentar os diversos assuntos de interesse do pintor, como o aspecto social, as dinâmicas do trabalho, a fauna e flora brasileiras, os mitos e o folclore.

Geração Tik Tok

A proposta é não só mostrar as obras de Portinari, mas oferecer experiências interativas aos visitantes. Ao entrar na exposição, as pessoas serão convidadas a fazer uma selfie do próprio rosto. A partir do tratamento com inteligência artificial, o visitante receberá de volta um retrato com a linguagem do pintor.

João Portinari explica que há uma tentativa de aproximar especialmente as crianças e os adolescentes do legado do artista. “Você pegar a geração Tik Tok , que não tem a menor aproximação com Portinari, talvez passe a ter”, diz em referência à rede social para compartilhamento de vídeos curtos. O MIS e o Projeto Portinari pensaram, segundo ele, em uma série de ações focadas no público jovem.

Até 1 milhão de pessoas

Os recursos audiovisuais também permitirão ouvir depoimentos de grandes nomes das artes brasileiras que tiveram correspondência com Portinari. Você poderá estar diante do retrato do [poeta] Carlos Drummond de Andrade e, ao mesmo tempo, ouvi-lo falar”, conta João. As entrevistas fazem parte do acervo que o Projeto Portinari recolheu ao longo das últimas décadas e ajudam a contextualizar os trabalhos do pintor.

Com o investimento nas linguagens digitais e na mostra desse grande acervo, João espera que a exposição chegue a um público muito amplo. Segundo ele, a expectativa é que entre 800 mil e 1 milhão de pessoas visitem o MIS até 10 de julho, último dia da mostra.

O MIS  Experience fica na Rua Vladimir Herzog, 75, na Água Branca. A mostra abre de terça a sexta-feira e aos domingo, das 10h às 17h. Aos  sábados e feriados, o funcionamento é das 10h às 18h. Os ingressos são gratuitos às terças-feiras. De quarta a sexta-feira, os ingressos custam R$ 30, com possibilidade de meia-entrada, e aos fins de semana e feriados a inteira custa R$ 45.

(Fonte: Agência Brasil0

As fortes chuvas que têm causado transtornos na Região do Médio Mearim já deixaram centenas de famílias desalojadas nas cidades de Pedreiras e Trizidela do Vale. Preocupados com a problemática, o deputado federal Juscelino Filho (União-MA) e o senador Weverton (PDT-MA) estiverem no último fim de semana, nas duas cidades, acompanhando, de perto, a situação das famílias.

Os dois participaram, inclusive, de um fórum para discutir formas de diminuir os efeitos das enchentes. O encontro, realizado no sábado (26), contou com a participação dos prefeitos Deibson Balé (Trizidela do Vale) e Vanessa Maia (Pedreiras), vereadores, além de lideranças políticas, entidades e da sociedade.

“Fizemos uma reunião importante para unirmos forças em busca das medidas necessárias, especialmente para socorrer as famílias afetadas. As soluções não são só para esse momento atual, mas, também, para começarmos a dar uma atenção diferenciada, fazendo estudos e projetos para que a gente possa prevenir essas ações nos próximos anos e, talvez, conseguir uma solução definitiva para que esses municípios não sofram com as chuvas”, disse Juscelino Filho.

Nesse domingo pela manhã (27), o deputado fez questão de visitar, tanto em Pedreiras como em Trizidela do Vale, alguns dos abrigos que estão sendo utilizados pelas prefeituras dessas cidades para alojar as famílias atingidas pelas enchentes do Rio Mearim. Juscelino Filho destacou o empenho dos prefeitos Deibson Balé e Vanessa Maia na assistência aos desalojados.

“Estive nos abrigos de Pedreiras e de Trizidela para ver, de perto, a situação dessas famílias que estão tendo toda assistência dos governos municipais e trazer nossa solidariedade, nosso apoio e, também, colocar o nosso mandato à disposição da população. Estamos buscando soluções concretas para ações de infraestrutura nos municípios”, explicou o deputado.

Bernardo do Mearim

Em sua passagem pela Região do Médio Mearim, o deputado federal Juscelino Filho também esteve na cidade de Bernardo do Mearim, realizando a entrega de equipamentos para melhorar a vida das pessoas da cidade. Acompanhado do prefeito Júnior Xavier e do senador Weverton, Juscelino participou da entrega de um ônibus escolar zero-quilômetro, de um odontomóvel e da reforma de uma unidade de saúde.

“São equipamentos públicos que serão de extrema importância para seguirmos melhorando a vida das pessoas. Por meio da parceria com o prefeito Júnior Xavier, vamos conquistar muito mais para o município”, afirmou.

Maranhão Mais Feliz

No fim de semana, dois importantes atos políticos do projeto “Maranhão Mais Feliz” foram realizados. O primeiro deles ocorreu na sexta-feira (25), na cidade de Vitorino Freire. Já o outro foi realizado no sábado (26), em Lago do Junco. Os dois eventos demonstraram a força do apoio popular e político às pré-candidaturas de Juscelino Filho a deputado federal e do senador Weverton Rocha a governador do Maranhão.

“Foi uma festa linda em Vitorino Freire e um encontro especial em Lago do Junco. Mostramos que os dois municípios e toda a região abraçaram as nossas pré-candidaturas e o projeto ‘Maranhão Mais Feliz’ por acreditarem ser o melhor para o Estado. Seguiremos trabalhando muito por todo o Maranhão. Esse é o nosso compromisso”, concluiu Juscelino Filho. 

(Fonte: Assessoria de imprensa)

Espetáculos circenses, mesa de debates e oficinas vão compor a 4ª edição do Festival Internacional do Circo (FIC) que ocorre até o dia 17 de abril, em São Paulo. O FIC é conhecido por ser pensado e realizado por artistas e representantes da arte circense, dispostos a fortalecer e conquistar políticas públicas para o setor.

Na edição deste ano, o festival promove 71 atrações, espalhadas por toda a cidade de São Paulo. Entre os locais que recebem a programação, estão o Centro de Memória do Circo, o Tendal da Lapa e o Teatro do Contêiner.

Um dos destaques do evento é o espetáculo Ponto e Linha, criado exclusivamente para o festival. Há, também, o espetáculo Salto Alto, que mescla diferentes técnicas circenses para valorizar as mulheres. Já as Pretas Ditas apresenta o universo das mulheres pretas.

Além dos espetáculos presenciais, o público poderá prestigiar as atrações de forma on-line por meio do canal oficial do festival no YouTube. Serão exibidos documentários, espetáculos e obras que apresentam o atual momento do circo.

Na programação de hoje (28), está prevista a exibição do documentário Transgeneridade e Circo. E a partir de amanhã (29), tem início um laboratório de criação circense.

Mais informações sobre o festival e a programação podem ser conferidas na internet. Os ingressos para os espetáculos presenciais são gratuitos.

(Fonte: Agência Brasil)

Neste domingo, continuamos com...

Ortografia – Uso das Letras (2ª parte)

1ª) Do H inicial e final

1º) O H inicial emprega-se:

a) Por força da etimologia:

haver, hélice, hera, hoje, hora, homem, humor;

b) Em virtude de adoção convencional:

hã?, hem?, hum!

2º) O H inicial suprime-se:

a) Quando, apesar da etimologia, a sua supressão está inteiramente consagrada pelo uso:

“erva”, em vez de “herva”; e, portanto, ervaçal, ervanário, ervoso (em contraste com herbáceo, herbanário, herboso, formas de origem erudita);

b) Quando, por via de composição, passa a interior e o elemento em que figura se aglutina ao precedente:

biebdomadário (hebdomadário); desarmonia (harmonia); desumano (humano); exaurir (haurir); inábil (hábil); lobisomem (homem); reabilitar (habilitar); reaver (haver).

3º) O H inicial mantém-se, no entanto, quando numa palavra composta ou derivada pertence a um elemento que está ligado ao anterior por meio de hífen:

anti-higiênico, contra-haste, pré-história, sobre-humano.

4º) O H final emprega-se em interjeições: ah! oh!.

Exercício 1

1º) Com ou sem H?

Em cada questão, assinale a única palavra mal escrita quanto ao uso do H:

1.

a) hangar

b) hectare

c) hediondo

d) higrômetro

e) indu

2.

a) olofote

b) hombridade

c) homologação

d) herege

e) hérnia


3.

a) horripilante

b) hemorragia

c) epático

d) heptacampeão

e) horto


4.

a) herbáceo

b) erbívoro

c) erva

d) hesitar

e) êxito


5.

a) ibernal

b) inverno

c) hispânico

d) espanhol

e) hermético


6.

a) hipocondria

b) hipotermia

c) histeria

d) hoje

 e) odierno

2ª) Do uso do X ou CH

a) Exemplos de palavras em que se emprega a letra X:

Ameixa, atarraxar, baixela, bexiga, broxa (pincel), caixa, caixeiro, capixaba, coaxar, coxilha, desenxabido, elixir, enfaixar, engraxar, enxada, enxaqueca, enxergar, enxertar, enxerto, enxofre, enxoval, enxugar, enxurrada, esdrúxulo, faixa, faxina, frouxo, graxa, haxixe, Hiroxima, laxante, luxação, luxúria, madeixa, maxixe, mexerica, mexerico, mexilhão, muxoxo, orixá, oxalá, paxá, pixaim, praxe, puxa-puxa, Quixeramobim, relaxar, rixa, rouxinol, taxa (tributo), xá (soberano do Irã), xale, xampu, xará, xavante, xeque (lance de jogo), xereta, xerife, xícara, xilindró, xingar, xis (letra x), xodó, xucro…

b) Exemplos de palavras em que se emprega o dígrafo CH:

Apetrecho, boliche (ou bolicho), bolchevique, bombacha, brocha (prego), bucha, bucho (estômago de animal), cachaça, cachola, cartucheira, cartucho, chá, chafariz, charco, cheque (ordem de pagamento), chimarrão, chiste, chope, chuchu, chumaço, churrasco, chuteira, cochichar, comichão, concha, coqueluche, deboche, encharcar, encher, enchimento, ficha, flecha, iídiche, inchar, inchaço, mochila, salsicha, tacho…

Exercício 2

Com X ou CH?

Assinale, em cada questão, a única palavra mal escrita:

1.

a) atarraxar

b) bexiga

c) cachumba

d) coaxar

e) encaixe


2.

a) engraxar

b) enchada

c) enxame

d) enxoval

e) enxurrada


3.

a) esdrúxulo

 b) fachina

c) laxante

d) maxixe

e) mexerico


4.

a) mexilhão

b) mixórdia

c) tachativo

d) xale

e) xampu


5.

a) xarope

b) xícara

c) apetrexo

d) bochecha

e) bombacha


6.

a) caximbo

b) capuchinho

c) chafariz

d) chimarrão

e) chiste


7.

a) xuxu

b) cochicho

c) colcha

d) colchão

e) concha


8.

a) comichão

b) coqueluche

c) deboche

d) espichar

e) faxada


9.

a) faixa

b) fichário

c) flecha

d) penacho

e) pexinxa


10.

a) raxadura

b) salsicha

c) tacho

d) tocha

e) inchaço

Respostas:

Exercício 1

1. e – hindu

2. a – holofote

3. c – hepático

4. b – herbívoro

5. a – hibernal

6. e – hodierno

Exercício 2

1. c – caxumba

2. b – enxada

3. b – faxina

4. c – taxativo

5. c – apetrecho

6. a – cachimbo

7. a – chuchu

8. e – fachada

9. e – pechincha

10 .a – rachadura