O deputado federal Juscelino Filho (DEM-MA), coordenador da Bancada Maranhense no Congresso, se reuniu com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, na tarde desta quinta-feira (11/4). Em pauta, o programa do governo federal de fomento a agricultura familiar do Nordeste. O encontro foi motivado após notícia veiculada pelo jornal “O Estado de S. Paulo” que informava a exclusão do Maranhão do programa, apesar de o Estado pertencer à região Nordeste. Na reunião, o deputado defendeu a inclusão do Maranhão no programa e ouviu da ministra a garantia de que o Estado será beneficiado pelo programa.
Ao tomar conhecimento da possível exclusão do Maranhão do programa federal, Juscelino Filho fez um breve pronunciamento no plenário da Câmara e procurou o Ministério da Agricultura para constatar a veracidade da informação.
“A ministra nos afirmou que a notícia é falsa e que o Maranhão está incluso no programa porque ele vai abranger todo o Nordeste e apenas parte do programa será específica para o semiárido nordestino. Hoje, apenas dois municípios maranhenses estão inseridos na área do semiárido, mas existe um projeto de lei no Senado, que já foi aprovado na Câmara, incluindo outros 15 municípios da região do Baixo Parnaíba, além de estudos para que 47 municípios maranhenses sejam inseridos no semiárido. Vamos trabalhar para que esse projeto avance rápido e seja aprovado ainda este mês, no Senado. Foi uma reunião proveitosa, e ela reiterou que ficássemos tranquilos porque o Maranhão será contemplado pelo programa de apoio”, afirmou o deputado.
No encontro desta quinta-feira, Juscelino Filho convidou a ministra Tereza Cristina a comparecer à Câmara Federal para apresentar o programa de fomento a agricultura familiar à Bancada do Nordeste. Essa visita deverá ocorrer assim que o programa for finalizado.
“Ela disse que o programa ainda está em fase de formatação, e a previsão é que seja lançado em junho. Convidei a ministra para vir à Câmara para fazer a apresentação do projeto à Bancada do Nordeste antes de ser lançado. Ela disse que precisará contar com o apoio e parceria dos governos estaduais”, explicou Juscelino.
Ainda de acordo com o coordenador da Bancada Federal maranhense, a intenção do ministério é buscar apoio da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) para dar suporte técnico paras as cooperativas do Nordeste. Além disso, a ministra Tereza Cristina confirmou vinda ao Maranhão em maio, durante a abertura da Agrobalsas 2019.
Pronunciamento
Na manhã desta quinta-feira (11/4), o deputado federal Juscelino Filho fez um pronunciamento de repúdio no plenário da Câmara a respeito da possível exclusão do Estado do Maranhão de um programa do governo federal de fomento à agricultura familiar no semiárido do Nordeste. Após o discurso, o parlamentar fez questão de marcar uma audiência com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.
O democrata chegou a classificar de injusto a possível exclusão do Maranhão de um programa destinado à região Nordeste e que pretende beneficiar cerca de 150 mil famílias. Como coordenador da Bancada Federal do Maranhão, Juscelino Filho assegurou que levará a discussão a seus pares para evitar que tal injustiça seja cometida.
“A nossa bancada irá se reunir para tomar todas as medidas cabíveis junto ao governo e às atribuições legislativas para garantir a inclusão do nosso Estado em um programa tão importante como esse e que poderá beneficiar milhares de famílias maranhenses. O Maranhão faz parte do Nordeste e possui regiões do semiárido. Por isso, não é justo ficar de fora de um programa dessa dimensão. Quero aqui trazer o repúdio da Bancada Federal do Maranhão”, disse o parlamentar.
(Fonte: Assessoria de comunicação)