“Feliz e com mais vontade de treinar”. Foi dessa maneira que a kitesurfista maranhense Socorro Reis definiu sua inédita participação nos Jogos Mundiais de Praia, competição realizada nesta semana, em Doha, no Catar. A atleta do Maranhão, que conta com os patrocínios da Fribal e do governo do Estado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, teve um bom desempenho no evento internacional apesar de ter sofrido com as condições climáticas adversas na Praia de Katara.
As elevadas temperaturas do Catar e os ventos fracos influenciaram no desempenho da bicampeã brasileira na categoria Kitesurf Hydrofoil. Socorro Reis foi a única representante do Brasil na disputa feminina do kitesurfe e uma das 77 atletas que formaram a delegação brasileira do Time Brasil, equipe formada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).
“Foram dois dias de competição com vento fraco. Em Doha, encontrei condições bem difíceis de velejo: vento fraco predominando entre 6 e 8 nós, vento rajado e temperatura alta de 40 graus em média. Isso me atrapalhou bastante na busca por um lugar nas semifinais”, explicou a maranhense.
De todas as corridas realizadas nesta edição dos Jogos Mundiais de Praia, a melhor colocação de Socorro Reis foi o 9º lugar. Tendo conseguido ficar no Top 10 em determinado momento. O desempenho no Catar foi considerado satisfatório pela maranhense, que demonstra evolução técnica a cada dia para brigar por um lugar nos pódios nos próximos eventos de kitesurfe.
“Foram dias de superação e aprendizado. Estou muito feliz em ter participado desse evento. Só tenho a agradecer a Deus por essa oportunidade. Competir junto aos melhores atletas do mundo e dividir experiências não têm preço. Voltando para casa com mais sede de treinar, evoluir e com o lema de que ‘tudo é possível, basta ter foco, disciplina e fé’. Só gostaria de agradecer a todos que estavam torcendo por mim e, também, o apoio da Fribal e do governo do Estado, que têm acreditado, cada vez mais, no nosso esporte”, disse Socorro Reis.
A campeã desta edição dos Jogos Mundiais de Praia na categoria Kitesurf Hydrofoil foi a norte-americana Daniela Moroz. A polonesa Julia Damasiewicz e a russa Elena Kalinina completaram o pódio.
(Fonte: Assessoria de comunicação)