O aplicativo, ou “app”, WhatsApp foi o que apresentou o maior número de usuários no mundo e no Brasil. A informação é do relatório “Estado do Mundo Móvel 2020”, da Consultoria App Annie, levantamento mais renomado sobre o mercado de aplicativos. O documento mostrou também que os brasileiros estão em terceiro no “ranking” de quem mais passa tempo utilizando esses programas.
No “ranking” mundial de mais usuários mensais, o WhatsApp ficou no topo. A lista evidencia a manutenção do domínio do Facebook, empresa que controla o “app” de mesmo nome, o FB Messenger, o Instagram e o próprio WhatsApp. Tomando números absolutos, o “ranking” é completado por “apps” chineses, em um mercado turbinado pela grande população do país.
Já no “ranking” de receitas obtidas em “apps” pagos, o grupo mostra a força dos “apps” de entretenimento e dos serviços de relacionamento. Neste último grupo, está o Tinder, que encabeça a lista. Em seguida, vêm aplicações de vídeo, como Netflix, Youtube e a chinesa Tencent Video.
No Brasil, o “app” com mais usuários mensais em 2019 foi o WhatsApp. O “ranking” é parecido com o global, com predomínio dos aplicativos do Facebook. Entram, aí, programas de mobilidade, como o Uber e Waze, de compras, como o Mercadolibre, e de instituições financeiras, como o do banco Caixa.
Já no “ranking” de “downloads”, as posições invertem-se entre os “apps” do Facebook. Na comparação com o número de usuários mensais, entra o “app” de mobilidade da 99Taxis e o editor de vídeos para o WhatsApp Kwai.
Na lista de gastos com “apps”, o Tinder também figura em primeiro, para além da presença de outro programa de relacionamentos, o Happn. Os serviços de “streaming” também aparecem com força, com a diferença da presença do maior conglomerado de mídia do país, com o GloboPlay, e do Hbo Go e o produto voltado ao público infantil PlayKids.
(Fonte: Agência Brasil)