Pelo visto, concordância e crase estão sempre nos dando dor de cabeça. Vejamos, neste domingo, mais alguns casos.
Dicas gramaticais
1. "FALTA ou FALTAM dois exercícios?" / "FALTA ou FALTAM resolver dois exercícios?"
O certo é: "FALTAM dois exercícios" e "FALTA resolver dois exercícios".
No primeiro caso, o verbo deve ir para o plural para concordar com o sujeito (= dois exercícios), que está no plural: "FALTAM dois exercícios".
No segundo exemplo, o sujeito (= resolver dois exercícios) é uma oração (= frase com verbo). Sempre que o sujeito for “oracional”, o verbo deve concordar no singular: "FALTA resolver dois exercícios"; “CUSTOU-me perceber a verdade”; “CUSTA a nós aceitar essas condições”; “No Enem, BASTA conseguir 450 pontos”; “É NECESSÁRIO convocar onze craques para ganhar a Copa do Mundo”.
2. "DEU ou DERAM dez horas?"
O certo é "DERAM dez horas".
Os verbos DAR, BATER e SOAR devem concordar com o número de horas: “DERAM dez horas”; “BATERAM doze horas”; “BATEU meia-noite”.
Quando houver sujeito (= relógio, sino...), o verbo deve concordar com o sujeito: “O relógio DEU dez horas”; “O sino BATEU doze horas”.
3. "TUDO, jornais, revistas, televisão, só TRAZIA ou TRAZIAM más notícias?"
O certo é “TUDO, jornais, revistas, televisão, só TRAZIA más notícias”.
Quando os pronomes TUDO, NADA ou NINGUÉM aparecem antes ou depois de vários substantivos, o verbo fica no SINGULAR: “Livros, canetas, cadernos, TUDO ESTAVA sobre a mesa"; “NINGUÉM, pais, irmãos, primos, VEIO ajudá-lo”; “Bacalhau, vinho, azeite, NADA ESTEVE em sua mesa, no último Natal”.
Crase
A próxima reunião será A ou À uma hora da tarde?
O certo é: “A próxima reunião será À uma hora da tarde”.
“À uma hora da tarde” é adjunto adverbial de tempo formado por palavra feminina. O acento grave é obrigatório.
Observações:
1ª) Não devemos confundir “à uma hora da tarde ou da madrugada” com “a uma hora qualquer”. No primeiro caso, a palavra UMA é numeral (= 1h); no segundo, é artigo indefinido.
“Ele chegou à uma hora da tarde”. (= “às 13h”)
“Ele chegou a uma certa hora”. “a uma hora qualquer”).
Antes de artigo indefinido é impossível haver crase, pois não teremos o artigo "a" que é definido: “Ele disse que chegaria a uma hora qualquer”; “Referia-se a uma velha história”; “Entregou os documentos a uma secretária”.
2ª) Em “Todos responderam à uma”, devemos usar o acento grave. “À uma” (= “a uma só voz”) é uma locução adverbial de modo.
Teste de ortografia
Que opção completa, corretamente, as lacunas da frase abaixo?
“Para se ter __________ na vida, não podemos ____________ diante das oportunidades”.
(a) êxito – hezitar;
(b) êzito – hesitar;
(c) êxito – hesitar;
(d) êzito – esitar.
Resposta do teste:
Letra (c). Palavras tão parecidas na fala e com tantas diferenças na escrita. O substantivo ÊXITO se escreve sem “h”, com acento circunflexo e com “x”; o verbo HESITAR deve ser grafado com “h”, sem acento gráfico e com “s”.