Com o fechamento das escolas para evitar maior circulação do novo coronavírus, alunos de ensino médio de escolas estaduais do Rio de Janeiro começarão a estudar “on-line”, a partir da próxima segunda-feira (30). A plataforma utilizada será viabilizada por meio do Google For Education, e os tutoriais já estão disponíveis para alunos e professores nas redes sociais da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc). Para acessar os conteúdos, que estarão disponíveis a partir da próxima semana, será necessário a criação de uma conta Google.
O acesso será gratuito e não consumirá dados de “internet” dos alunos, segundo nota distribuída, nessa sexta-feira (27), pela Seeduc. A autorização da Secretaria para implementação do modelo já foi dada, e as operadoras estão trabalhando para operacionalizar o acesso gratuito nos próximos dias.
A primeira semana será de treinamento e adaptação, em que alunos e professores poderão conhecer a plataforma e entender seu funcionamento.
“Este período de formação e ambientação não vai afetar os 200 dias letivos, uma vez que o calendário da Seeduc contava com 220 dias letivos previstos, e esses 15 dias de paralisação para diminuir os impactos do coronavírus corresponderam ao recesso escolar de julho, que foi antecipado como medida de prevenção”, informou a secretaria.
Para os estudantes que têm dificuldade ou não têm acesso à “internet”, a secretaria vai imprimir e entregar o material didático. Além disso, a Seeduc vai verificar a possibilidade de abrir pontualmente algumas unidades de ensino para que alunos e docentes que não possuem computador e telefone celular tenham acesso aos equipamentos dos colégios.
O tutorial pode ser acessado no Facebook da Seeduc – e no Instagram – @SeeducRJ.
(Fonte: Agência Brasil)