No clima das festividades juninas, a “live” do projeto Inspire e Comunique recebe para um bate-papo sobre cultura popular maranhense e suas variáveis, o poeta, compositor e arte-educador Paulinho Dimaré.
Presidente da Federação de Tambor de Crioula do Maranhão, o artista vai contar histórias e vivências ao longo das suas mais de três décadas de carreira, além de uma breve análise sobre os festejos juninos em meio a um ano atípico em meio à pandemia (Covid-19), sendo afetado com toda a sua cadeia cultural.
Produtor cultural, Paulinho Dimaré trocou o curso de Informática pelo das Artes Cênicas na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A veia artística falou mais alto. É apaixonado pelo bumba meu boi e pelo tambor de crioula. Já foi premiado em festival de música e não para de compor e escrever contos e poemas.
Em plena quarentena, não poderia ser diferente. Nesse período, Paulinho Dimaré escreveu o poema “Tecendo Conversa” que acabou transformando-se em uma toada, com melodia de Ribamar Monteles Júnior. Toada será apresentada pela segunda vez no Inspire e Comunique – a primeira vez, foi cantada em outra “live”, a “Quarentena Cultural”, projeto lançado em comemoração aos dez anos do programa de Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional da Uema.
O Inspire e Comunique é um projeto da Inspirar Comunicação com várias entrevistas por meio de diálogos no Instagram, conduzido pelas jornalistas Franci Monteles e Yndara Vasques que tem o propósito de contar histórias e vivências que possam ser inspiradoras.
A edição desta quinta-feira com Paulinho Dimaré será pelo Instagram de Franci Monteles (@franci_monteles), às 19h30.
(Fonte: Assessoria de comunicação)