O setor de intercâmbio e Turismo, atividades cuja existência depende de mobilidade, foi um dos mais atingidos pela crise mundial causada pela Covid-19. As restrições sanitárias, impostas, de forma necessária pela Organização Mundial de Saúde (OMS), atingiram forte o setor que emprega milhões de pessoas e movimenta economias de países no mundo todo.
Com a crise instalada, uma das condutas essenciais em momentos como esses é utilizar estratégias de comunicação para a empresa manter os laços com seu público. É o que faz o empresário Antônio Bacelar Júnior, da empresa maranhense Via Mundo Intercâmbio e Turismo. Ele é o convidado do projeto Inspire e Comunique desta quinta-feira (16), às 19h30, na "live" conduzida pelas jornalistas Franci Monteles e Yndara Vasques (no Instagram @franci_monteles, às 19h30).
Sensível e atento às medidas restritivas de segurança impostas pelo Poder Público durante a quarentena, o empresário suspendeu as atividades na loja física, mas lançou mão de vários canais e ferramentas de comunicação com os clientes por meio de suas redes sociais: Facebook, Instagram, WhatsApp e outros.
Com a experiência de quem já passou por diversas crises econômicas ao longo desses 21 anos à frente da Via Mundo – embora esta seja sem precedentes – Antônio Bacelar falará como liderou a equipe e conduziu os trabalhos demonstrando empatia e solidariedade aos clientes, além de ajudá-los a solucionar os problemas e incentivá-los a não desistirem de seus sonhos e planos de vivenciarem experiências pelo mundo.
Muitos estudantes do Maranhão estavam no exterior fazendo intercâmbio, enquanto a empresa recebia também intercambistas estrangeiros em São Luís, só para citar alguns exemplos de atividades. “A comunicação com o cliente tem sido fundamental para permanecermos próximos, conectados e entendermos suas necessidades e estimulá-los a não desistirem, mas, sim, adiarem o sonho do intercâmbio cultural, que é um projeto de vida”, conta Antônio Bacelar
No momento, a empresa já reabriu as portas, atendendo aos protocolos de medidas sanitárias. Também solicitou ao governo federal o selo “Turismo Responsável - Limpo e Seguro”.
O Inspire e Comunique é um projeto das jornalistas Yndara Vasques e Franci Monteles que visa partilhar experiências em comunicação que possam inspirar ações e projetos.
Retomada com segurança
O Ministério do Turismo, criou protocolos sanitários para 15 segmentos do “trade” turístico como forma de contribuir com a retomada do setor. Especialistas são unânimes em afirmar, porém, que a retomada será lenta e exigirá várias mudanças de comportamento e conduta de empresas e clientes no que se refere a medidas sanitárias que garantam a segurança de clientes e funcionários.
Em todo caso, é necessário a união e esforços de todos – empresas, organizações e Poder Público – para erguer com segurança e responsabilidade uma atividade que produz milhões de empregos no Brasil e no mundo. Só no Brasil, o turismo contribui e movimenta com 8% da economia, envolve 50 diferentes segmentos e cria mais sete milhões de empregos diretos e indiretos.
(Fonte: Assessoria de comunicação)