
DE ONDE VEM O TERMO "PETS" PARA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO?
*
Na minha infância, eu e outros garotos jogávamos com bolinhas de gude (que chamávamos à época "peteca"), que deveriam passar por uma fileira de buracos rasos a que chamávamos "casas". Havia até a expressão "casa ou bila".
Pois bem: nesse jogo ou em outros usando bolinhas de gude, estas tinham, em geral, um tamanho médio. A exceção era a bolinha de gude maior, grande, a que chamávamos "cocão", a bolinha pequena, a que chamávamos "mirulinha". Também nos referíamos, à bola pequena, com a locução "bem pituibinha", ou seja, bem pequenininha. Em geral, a bolinha de gude minúscula era utilizada para ficar em lugar de uma bolinha de tamanho médio, a fim de dificultar a mira ou pontaria do jogador adversário, na hora der "bilar", isto é, acertar. (As formas verbais “bilar” e “bila” ainda não consta dos dicionários que consultei.)
Essa remembrança tem a ver com a expressão "bem pituibinha". Os termos "pituibinha" e "pituíba" não estão nos dicionários mais conhecidos. E embora "pituíba" pareça palavra de origem indígena, ela pode, sim, ter etimologia latina. E isso tem a ver com o termo "pets", plural de "pet", hoje muito usado como sinônimo de animal de estimação.
Pois bem. Em Latim, mas o latim falado majoritariamente pelo povo – o denominado latim vulgar –, a palavra para "pequeno" era "*pittitus". Daí vieram palavras como "petiz" e "petizada", para se referir a uma criança, um garoto ou menino e seu coletivo, garotada, meninada.
Com o correr dos tempos, o latim "pittitus" chegou ao Francês, com a grafia muito conhecida "petit", também com o significado de "pequeno" (basta lembrar "Mon petit!...", expressão carinhosa).
Do Francês foi para o Inglês antigo "petty", com o mesmo sentido. (No Inglês há também a conhecida palavra "small" para "pequeno").
Como se vê / lê: "Eureka!" Achamos a origem da palavra "pet" (e seu plural "pets"). Ela é uma redução da antiga palavra "petty" e ambas (man)têm o significado de "pequeno".
Então, aí está. Para pequenas palavras, longas explicações...
* EDMILSON SANCHES