**
Dia 23 de setembro de 1972 o Projeto Rondon instalava, oficialmente, seu Campus Avançado de Imperatriz.
Na solenidade, estiveram presentes Costa Cavalcanti, ministro de Interior, o reitor da Universidade Federal do Paraná, o coordenador-geral do Projeto Rondon, além do prefeito de Imperatriz, Renato Moreira.
Hoje, as instalações do antigo Projeto Rondon são o “campus” central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
O Projeto Rondon nasceu com a saudável ideia de levar a juventude universitária a diversos pontos do Brasil, a fim de conhecer a realidade do país e contribuir para o processo de desenvolvimento nacional. A ideia vinha de 1966, em uma reunião realizada no Rio de Janeiro (RJ), com a participação de universidades do então Estado da Guanabara, do Ministério da Educação e Cultura e de especialistas em educação. Um ano depois, em 11 de julho de 1967, o Projeto Rondon foi oficialmente criado.
Para efeitos de documentação histórica, um dos bons legados que o Projeto deixou em Imperatriz para pesquisadores e historiadores, estudantes e professores e outros, foi o pequeno livro “Fontes para a História de Imperatriz no Maranhão”, uma raridade bibliográfica. O livro foi produzido por um “Grupo Tarefa Universitário do Campus Avançado de Imperatriz”, da Universidade Federal do Paraná.
* EDMILSON SANCHES
Imagens:
O livro “Fontes para a História de Imperatriz no Maranhão” (acervo da biblioteca de Edmilson Sanches) e a logomarca do Projeto Rondon.