Skip to content

Lembrando papai… MENSAGEM DE FÉ PARA O POVO*

Janeiro de 66. Primeiro DIA DO ANO. O colunista registra para os seus leitores, para o povo da TERRA PROMETIDA, esta São Luís de tradições, a sua MENSAGEM de FÉ e de CRENÇA com um sentido profundo de solidariedade humana. Fé na moldura sentimental de todas as esperanças. Crença na paisagem humana de todas as realizações. Realizações de todos os sonhos de grande e de espiritualidade. Grandeza trabalho, grandeza empreendimento, grandeza decisão cívica e corajosa. Grandeza esforço e tenacidade. Grandeza compreensão. Grandeza nas relações mútuas de Amizade, fraternidade dos pensamentos criadores, dos ideais construtivos da nacionalidade.

MENSAGEM de Amor. Amor que é Bondade, que é Pureza das almas simples, iluminadas, banhadas de LUZ, LUZ que é inteligência. LUZ que é ideia, LUZ que é força construtiva da mentalidade bem formada. Força do Espírito na elaboração fantástica dos grandes feitos universais.

MENSAGEM de Amor. Amor que é ternura. Amor que é unidade, que é a presença de Deus no coração de todos. DEUS, o PAI. DEUS, o FILHO, o FILHO HOMEM, o FILHO no exemplo de todos os sentimentos, de todos os martírios, na pregação da revolta em favor dos humildes; na lição da renúncia redimindo as almas insofridas. O Filósofo de todas as filosofias. Apóstolo Inconfundível duma Doutrina Moral altamente edificante, ensinando para os homens e para as mulheres o “Amai-vos uns aos outros”.

MENSAGEM da Consolação. Mas MENSAGEM também de todos os DESESPEROS. MENSAGEM de PAZ e de REBELDIA. Paz para compreender, rebeldia para lutar. Lutar pelo aperfeiçoamento dos costumes. Lutar pela recuperação de todas as energias construtoras. Energias morais que imprimem ao HOMEM a rigidez do caráter, a inflexibilidade das atitudes definidas. Do idealismo inquebrantável no sentido de edificar, de progredir, de prosperar. Edificar o grande Edifício da nossa Independência política, social e econômica. Progredir, movimentar o espírito para a ascensão das grandes conquistas morais e sociais. Prosperar, romper com os métodos e processos inadequados, abrindo novos horizontes, insistindo em não aceitar o convencionalismo dos princípios arcaicos, desatualizados e que, de há muito, se afastaram deste Presente de concepções renovadoras, princípios filosóficos mais evoluídos ditando outra orientação humanística e que mais se desenvolve para a reconquista dos pensamentos reformadores.

MENSAGEM de COMPREENSÃO. MENSAGEM duma RENOVAÇÃO MORAL, mais profunda, mais humana, mais grandiosa com o objetivo único de unir a todos, de a todos dar um sentido de unidade universal. Unidade humana. Unidade força moral. Força cívica.

MENSAGEM para relembrar todos os esforços empreendidos para que em cada lar, em cada residência, haja a fartura das reações nobilitantes. Em cada HOMEM e em cada MULHER, a fulguração da luta redentora, da luta moral para dar a terra em que se nasce e em que se morre os impulsos construtivos dos grandes feitos materiais, a certeza das afirmações que criam, que edificam e que se imortalizam no TEMPO. Criam a preservação da ORDEM. Edificam as pilastras de todas as reivindicações populares. O BEM para todos. A batalha dos anseios pela redenção das liberdades humanas.

MENSAGEM aos moços. MENSAGEM do SABER. Da CULTURA.

Esta é a página de HOJE. Nela, agasalham-se todas as esperanças, abrigam-se todos os sonhos, entrincheiram-se todas as lutas, lutas do povo, luta da Democracia. Luta dos princípios reformadores.

E que a TERRA PROMETIDA se reencontre com este PRESENTE rejuvenescido e que haja, com todos, a perene e inabalável convicção de que é da contribuição sincera de cada um de nós que poderá haver a derrubada total das bastilhas de opressão.

Esta é a nossa MENSAGEM de ANO NOVO.

MENSAGEM de FÉ e de CRENÇA.

* Paulo Nascimento Moraes. “A Volta do Boêmio” (inédito) – “Jornal do Dia”, 1º de janeiro de 1966 (sábado).