Reunindo trabalhos de 10 mulheres, nas linguagens da pintura, colagem, escultura e vídeo, a exposição coletiva “Entrelaços” foi aberta na manhã dessa sexta-feira (12), no Espaço de Arte Márcia Sandes, na Procuradoria Geral de Justiça, como uma das atividades em homenagem ao Dia das Mães. Integrantes e servidores do Ministério Público do Maranhão, artistas e representantes de outras instituições estiveram presentes na solenidade de abertura.
A mostra apresenta peças assinadas por Emi Ajé Dudu, Susana Alegria, Marlene Barros, Ana André, Cláudia Marreiros, Telma Lopes, Dulce Serra, Susana Pinheiro, Graça Soares e Marisa Silva. As técnicas são variadas: acrílica sobre tela, bordado livre, mista sobre algodão, tecelagem manual, entre outras.
Com curadoria de Marlene Barros e originalmente inaugurada, em março, no Departamento de Assuntos Culturais da Universidade Federal do Maranhão, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a “Entrelaços” reúne obras que abordam temas ligados ao universo feminino e representam ou evocam experiências corporais, além de questões políticas e sociais.
A coordenadora do Centro Cultural do MP-MA, Dulce Serra, participa com duas telas intituladas “Portal” e “Imaginários”, ambas na técnica acrílica sobre madeira e colagem.
Abertura
Na abertura, o procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, ressaltou a ampla presença de mulheres nos cargos de poder no Ministério Público, algo incomum no MP brasileiro, e saudou as participantes da mostra. “As minhas guerreiras da instituição são fortes, atuantes e me ajudam muito. Além disso, as nossas expositoras são maravilhosas. Eu fico muito feliz com esta abertura hoje, engrandecendo o talento de nossas artistas que merecem todo o nosso respeito”, disse o chefe do MP-MA.
Em seguida, a curadora da exposição, a artista plástica Marlene Barros, destacou a pluralidade da exposição. “A gente chama a exposição de ‘Entrelaços’ em razão da diversidade. A gente tem artistas de diferentes gerações trabalhando com vídeo, picho e aquarela, por exemplo. Então, pensamos nesta mistura de idades, técnicas e temas para expor e fortalecer a cumplicidade que devemos ter uma com a outra”.
Em seguida, Dulce Serra comentou sobre o teor social e feminino da exposição. “Gostaria de falar sobre o meu imenso prazer e alegria de estar aqui, hoje, ao lado dessas grandes mulheres e artistas, cada qual com sua temática e luta, voltadas para as questões sociais e políticas, abordando racismo, misoginia, violência doméstica, ancestralidade”, concluiu.
Também participaram do dispositivo de honra a corregedora-geral do MP-MA, Themis Pacheco de Carvalho; a sobprocurador-geral para Assuntos Administrativos, Regina Leite; a ouvidora interina do MP-MA, Selene Coelho de Lacerda; a pró-reitora de Extensão e Cultura do MP-MA, Zefinha Bentivi.
Ao término, o Coral Vozes do MP se apresentou aos presentes, interpretando a música “Romaria” de Renato Teixeira.
Serviço:
Exposição coletiva “Entrelaços”
Local: Espaço de Arte Márcia Sandes (Procuradoria Geral de Justiça)
Aberta para visita em horário comercial
(Fonte: MP-MA)