Skip to content

Em Caxias (MA), CDL realiza exposição inédita no Bicentenário de Gonçalves Dias

– Pela primeira vez, serão mostrados livros lidos pelo poeta na infância em Caxias e juventude em Portugal

– Palestra e livros sobre Caxias, Gonçalves Dias e outros gênios caxienses

*

Uma exposição inédita marcou o evento “CDL 35 Anos / Gonçalves Dias 200 Anos”, realizado no dia 26 de julho, na última quarta-feira, na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Caxias, na Rua 1º de Agosto, 789, na região central caxiense.

A Exposição teve dois momentos: no período da manhã, às 9h, a CDL abriu a Exposição para estudantes; e, às 16h, houve a solenidade oficial para empresários e convidados, com abertura solene, recepção da cápsula do tempo, palestra “Gonçalves Dias: Gênio Caxiense”, Exposição de livros e lançamento de quatro obras do jornalista, escritor, administrador e consultor caxiense Edmilson Sanches sobre Gonçalves Dias, Caxias e o Maranhão.

Na primeira parte do evento da CDL, de manhã, os estudantes tiveram exposição e visita guiada sobre os livros de Gonçalves Dias, inclusive obras raras, dos anos 1787 para cá, nas quais o menino Antônio faria suas primeiras leituras. Em seguida, os estudantes foram conduzidos para o Auditório da CDL, onde ouviram palestra de Edmilson Sanches, com momento de perguntas e respostas.

À tarde, às 16h a presidente da CDL, Maria dos Remédios Evangelista de Sousa, abriu oficialmente a Exposição. A presença de associados da Câmara de Dirigentes Lojistas e outros empresários refletiram sobre o compromisso da classe empresarial caxiense com a Responsabilidade Social e Histórico-Cultural nas comemorações dos 200 anos do maior poeta do Brasil. Segundo a presidente Maria dos Remédios, “a CDL, com esse evento, marca, de forma inédita, o Bicentenário de Gonçalves Dias, além das muitas informações que foram reveladas na palestra e nos livros lançados pelo conterrâneo e  grande pesquisador caxiense Edmilson Sanches”.

Dois dos livros lançados dizem muito de Gonçalves Dias e de Caxias: o livro “Do Incontido Orgulho de Ser Caxiense” e “A Canção do Brasil”, um estudo igualmente inédito sobre o impacto e influência da “Canção do Exílio” na Literatura Brasileira. Os outros livros lançados por Edmilson Sanches são: “Maranhão Não É Mentira”, onde trata, também, das origens do nome do Estado, e “Teixeira Mendes – Esse Nome é Uma Bandeira”, sobre o caxiense que é o autor da Bandeira do Brasil. O evento foi encerrado com momento musical, com Naum Esteves e jantar servido aos presentes.

A EXPOSIÇÃO

Livros de, pelo menos, quatro séculos, dos anos 1700 para cá, foram mostrados pela primeira vez em Exposição sobre o Bicentenário de Gonçalves Dias. São, sobretudo, livros da literatura da Europa, que, por influência de seu pai, professor e amigos, Gonçalves Dias leu na casa em que morava, na Rua Benedito Leite (antiga Rua do Cisco), no centro de Caxias, ou em Portugal, para onde foi estudar em 1838, com 14 anos. Em um trabalho paciente e difícil, o administrador e escritor Edmilson Sanches localizou alguns desses livros e conseguiu trazê-los para Caxias, onde integram sua biblioteca pessoal. Agora, pela primeira vez, mostrados em Exposição os livros escritos por e sobre Gonçalves Dias e os livros lidos e inspirados por ele.

Fotos:

A sede da CDL, na Rua 1º de Agosto, no centro de Caxias, e os livros lançados.

(Fonte: Assessoria de comunicação)