Professores de lutas de combate e profissionais de Educação Física participaram, no último fim de semana, do Curso de Judô: Lutas na Educação Física Escolar, evento promovido pelo Conselho Regional de Educação Física do Maranhão (CREF21/MA) em parceria com a Federação Maranhense de Judô (FMJ). As aulas teóricas e práticas foram ministradas pelo vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e presidente do Conselho Regional de Educação Física do Piauí (CREF 15/PI), sensei Danys Maia Queiroz. Todas as atividades ocorreram na Academia Viva Água, no Bairro do Renascença.
O objetivo do curso foi de capacitar professores de lutas de combate e profissionais de Educação Física com relação ao trabalho das lutas dentro do âmbito escolar. “É um momento de aprendizado. O objetivo é trocar ideias, é mostrar uma proposta de como fazer um judô mais eficiente e como respeitar melhor o desenvolvimento da criança, em como usar uma ferramenta maravilhosa do ensino que é a ludicidade”, explicou o sensei Danys Maia Queiroz.
A programação do curso foi aberta na sexta-feira (8) e prosseguiu até o sábado (9). De acordo com o presidente da FMJ, sensei Rodolfo Leite, além de reforçar a importância da prática das lutas na escola, o principal objetivo do dessa iniciativa é o de capacitar ainda mais professores de lutas de combate e profissionais de Educação Física do Maranhão.
“Nosso balanço é que este curso foi uma oportunidade excelente. Poder receber o sensei Danys, que é alguém que tem muito conhecimento e é reconhecido nacionalmente. Essa troca de conhecimento com ele foi muito importante para nós. Por isso, pensamos neste curso como forma de capacitar e dar ainda mais condições para que nossos profissionais consigam trabalhar as lutas dentro do âmbito escolar da melhor maneira possível”, afirmou Rodolfo Leite.
Ao longo de 2023, o Cref21/MA já havia realizado diversos cursos gratuitos para profissionais de Educação Física. De acordo com o presidente do Conselho no Maranhão, Sandow Feques, o Curso de Judô: Lutas na Educação Física Escola era um desejo antigo da entidade, que já planeja novas ações para o ano que vem, inclusive levando capacitações para outras cidades maranhenses.
“Esse evento era um projeto que já vínhamos materializando. O judô, entre as lutas, é a que é mais praticada dentro do ambiente escolar. E como temos um número expressivo de professores de judô, pensamos em trazer um profissional com grande experiência para que viesse conversar com nossos professores até porque o olhar do judô escolar é bem diferente do olhar do judô competitivo praticado fora da escola. Em 2023, fizemos muitas ações voltadas para o profissional de Educação Física que atua nas escolas e fora das instituições de ensino. Para o ano que vem, nossa ideia é fazer mais eventos regionais para conseguirmos alcançar cada vez mais profissionais maranhenses”, pontuou Sandow Feques.
(Fonte: Assessoria de imprensa)