Marcelo Medeiros resolveu usar de estratégia e optou por uma pilotagem mais cautelosa devido ao grau de dificuldade da segunda perna da maratona do 46º Dakar, correspondente à quarta etapa, entre Al Salamiya e Al Hofuf, disputada nesta terça-feira (9) e também as não tão boas condições de seu equipamento, em razão do tempo curto estipulado em regulamento da etapa para ajustes. O maranhense e seu Yamaha Raptor #177 finalizaram o percurso de 299 quilômetros do trecho em 3h45min42s, o terceiro melhor do dia entre os quadriciclos. Com o resultado, o piloto da Tag Racing mantém o terceiro tempo na classificação acumulada da categoria, com 22h15min55s.
O trecho final da maratona reservou novos desafios aos competidores do Dakar 2024. Apesar de mais curta em relação às anteriores, o grau de exigência de pilotagem se manteve durante toda a especial. Na longa jornada até Al Hofuf, os pilotos passaram por pisos duros e pedregulhosos, trechos com muito fesh-fesh e areões e, nos quilômetros finais, uma cadeia de dunas. E, dentro desse percurso, embora propício a uma maior aceleração, um grande quebra-cabeça na navegação.
“Tivemos apenas duas horas para recuperar e revisar o quadriciclo no parque fechado, e o tempo foi pouco para checar tudo. E o terreno de hoje foi um pouco complicado e resolvi não arriscar. Amanhã, teremos um longo deslocamento e será uma especial curta antes do desafio inédito de 48 horas e quero estar seguro, bem e inteiro para completar a peleja com um bom posicionamento e, quem sabe, recuperar o tempo e conquistar novamente a liderança”, declara o maranhense que, também, busca valiosos pontos para o ranking da FIM.
A quinta etapa, nesta quarta-feira (10), parece aparentemente fácil, mas existem alguns perigos escondidos. Por um lado, o percurso de deslocamento é muito extenso até Shubaytah (cerca de 547km) pode desgastar a energia dos competidores e comprometendo seu desempenho. Por outro lado, um mar de dunas no trecho que contorna o chamado “Bloco Vazio”, no qual cada quilômetro pode custar o dobro ou o triplo ao transpor o percurso, despencando a velocidade média. O que significa que apenas alguns competidores conseguirão chegar ao acampamento em Shubaytah antes do pôr do sol.
Edição 2024
O roteiro do 46º Dakar terá, aproximadamente, 8 mil quilômetros, dos quais cerca de 4,7 mil são de trechos cronometrados. Este ano, o percurso do Dakar terá até 60% de trechos inéditos e, em quase todas, as etapas passam por dunas. O rali ainda contará com uma etapa de 48 horas, a sexta da edição, partindo de Shubaytah e chegando ao mesmo local, em um percurso em formato de laço, na região desértica chamada de “Quarteirão Vazio” (Empty Quarter), no deserto Rub’Al Khali, que cobre 650.000km², sendo a maior área contínua coberta de areia no mundo.
O Dakar 2024 conta pontos para o Mundial de Rally Cross Country (FIA e FIM).
Para acompanhar o Dakar, na TV aberta, a Bandeirantes apresenta reportagens diárias in loco nos programas Jogo Aberto (11 horas) e Esporte Total (meia-noite e meia), além de boletins nos semanais Band Esporte Clube (sábado, 13 horas) e Show do Esporte (domingo, 10 horas). Na TV por assinatura, o canal BandSports apresenta cobertura nas edições do programa Supermotor, com Celso Miranda, nos dias 10, 17 e 24 de janeiro (quartas-feiras), às 20 horas. A ESPN tem programas diários a partir das 20h30, até o dia 19 de janeiro, com apresentação de Thiago Alves e comentários de Edgard Mello Filho e Matheus Pinheiro.
Mais informações: www.dakar.com e App Dakar Rally 2024.
No Dakar 2024, Marcelo Medeiros conta com patrocínio da Mardisa Mercedes-Benz, da Taguatur Fiat e da empresa Centro Elétrico.
ETAPA 4 — Terça-feira, 9/1
Al Salamiya > Al-Hofuf
Especial: 299km
Deslocamento total: 332km
Resultado da quarta etapa – Quadriciclos:
1) #174 (ARG) Manuel Andujar, 7240 Team / Dragon Rally Service, 3h35min6s
2) #172 (FRA) Alexandre Giroud, Yamaha Racing – Smx – Drag'on, 3h35min38s (+32s)
3) #177 (BRA) Marcelo Medeiros, Taguatur Racing Team, 3h45min42s (+10min36s)
4) #170 (LTU) Laisvydas Kancius, Story Racing, 3h48min15s (+13min09s)
5) #175 (LTU) Antanas Kanopkinas, Cfmoto Thunder Racing, Team, 4h18min4s (+42min58s)
6) #171 (SVK) Juraj Varga, Varga Motorsport Team, 4h22min41s (+47min35s)
7) #176 (ESP) Toni Vingut, Visit Sant Antoni – Ibiza, 4h56min9s (+1h21min3s)
8) #179 (SAU) Alnoumesi Hani, Hani Alnoumesi, xhxxminxxs (+xhxmxs)
9) #178 (FRA) Samuel Desbuisson, Drag'on Rally Team, xhxminxxs (+xmxs)
10) #173 (ARG) Francisco Moreno Flores, Dragon, (NL)
Classificação acumulada após quarta etapa – Quadriciclos:
1) #174 (ARG) Manuel Andujar, 7240 Team / Dragon Rally Service, 21h51min48s
2) #172 (FRA) Alexandre Giroud, Yamaha Racing – Smx – Drag'on, 22h13min12s
3) #177 (BRA) Marcelo Medeiros, Taguatur Racing Team, 22h15min55s
4) #171 (SVK) Juraj Varga, Varga Motorsport Team, 22h39min2s
5) #170 (LTU) Laisvydas Kancius, Story Racing, 23h38min33s
6) #175 (LTU) Antanas Kanopkinas, Cfmoto Thunder Racing, Team, 26h16min8s
7) #176 (ESP) Toni Vingut, Visit Sant Antoni – Ibiza, 26h21min40s
8) #179 (SAU) Alnoumesi Hani, Hani Alnoumesi, 34h51min47s
9) #178 (FRA) Samuel Desbuisson, Drag'on Rally Team,
10) #173 (ARG) Francisco Moreno Flores, Dragon,
ROTEIRO DAKAR 2024 (ARÁBIA SAUDITA)
ETAPA 5 — Quarta-feira, 10/1
Al-Hofuf > Shubaytah
Especial: 118km
Deslocamento total: 527km
ETAPA 6 (SUPER ETAPA) – 48 horas
Quinta-feira e Sexta-feira, 11 e 12/01
Shubaytah > Shubaytah
Especial: 584km
Deslocamento total: 234km
DESCANSO - Sábado, 13/1 – Riad
ETAPA 7 — Domingo, 14/1
Riade > Al Duwadimi
Especial: 390km
Deslocamento total: 483km
ETAPA 8 — Segunda-feira, 15/1
Duwadimi > Saudar
Especial: 458km
Deslocamento total: 220km
ETAPA 9 — Terça-feira, 16/1
Hail > Al Ula
Especial: 417km
Deslocamento total: 222km
ETAPA 10 — Quarta-feira, 17/1
Al Ula > Al Ula
Especial: 371km
Deslocamento total: 238km
ETAPA 11 — Quinta-feira, 18/1
Al Ula > Yanbu
Especial: 480km
Deslocamento total: 107km
ETAPA 12 — Sexta-feira, 19/1
Yanbu > Yanbu
Especial: 175km
Deslocamento total: 153km
PERCURSO: 7.891 km totais | 4.727km de especiais
(Fonte: Assessoria de imprensa)