Skip to content

Em 2012, há doze anos… Aldeman Araújo Costa, jornalista e radialista (10/9/1945-6/8/2012)*

Uma das lembranças, entre as muitas que tenho, do colega jornalista e radialista Aldeman Costa é a de ele, com humildade e profissionalismo, apresentar-se a mim e comunicar-me sua situação funcional, como servidor público. Eu era secretário municipal de Comunicação e Cultura e ele, colega da área, funcionário da prefeitura, estava cedido à Câmara de Vereadores.

Claro, bem antes havíamos nos conhecido e aqui e acolá nos encontrávamos e nos falávamos, inclusive quando em Imperatriz, em 26 de julho de 1986, fundei e presidi a Associação de Imprensa da Região Tocantina (Airt) e, depois, o Sindijori, o sindicato dos jornalistas e radialistas e demais trabalhadores de estabelecimentos de comunicação de Imperatriz.

Aldeman Araújo Costa morreu em Amarante do Maranhão (MA). Era meu colega (jornalista e radialista) e, como profissional de Imprensa, foi responsável por este setor na Câmara Municipal de Imperatriz. Foi um dos primeiros locutores da Rádio Imperatriz AM (que depois, transferida para uma Igreja Evangélica, tornou-se a Rádio Cidade Esperança).

Estudou em Goiânia (GO), onde trabalhou como “office-boy" na Rádio Anhanguera AM. Veio em 1963 para Imperatriz, cidade em que, retornando às origens, já estavam seus pais. Trabalhou como locutor na Rádio Educadora, de Leôncio Pires Dourado, político e líder maçônico em Imperatriz.

Em 1978, Aldeman integrou a equipe dos primeiros locutores da Rádio Imperatriz AM, depois de aprovado em uma seleção que envolveu mais de 100 candidatos. Fez diversos programas, entre eles “Românticas do Povo”, “Sentinela Policial” (com Sérgio Antônio Mesquita Macedo e Hiroshi Bogéa), “Todos Cantam sua Terra”, “Nelson é Nelson” e “Sertão Alegre”, este em novembro de 1978, no qual surgiu seu personagem, "Cumpade Deman". Trabalhou também nas rádios Mirante AM, Carajás AM e Nativa FM. A convite do jornalista e radialista Marcelo Rodrigues, apresentou programa jornalístico, de entrevistas, na TV Educativa.

Funcionário público municipal desde 1967, foi assessor de imprensa da Câmara de Vereadores. Candidatou-se a vereador duas vezes (1982 e 1988), pelo PFL. Formado em História (Uema), lecionou no Ginásio Bernardo Sayão e nos colégios Fortaleza e Dorgival Pinheiro de Souza, chegando a vice-diretor deste. Pai de oito filhos. Nasceu em Itaguatins (TO), em 10 de setembro de 1945.

Quando de seu falecimento, enviei a seguinte mensagem para seu filho Aldeman Araújo Costa Júnior:

"Aldeman Jr.:

Acabo de ser informado, agora à tarde, do falecimento de seu pai, em Amarante.

Receba e transmita meus pêsames. Nós, que já perdemos familiares assim tão próximos, sabemos (ou não sabemos) o que nos vai no íntimo nestas horas.

Que Deus conforte a você e a toda a família nestes dias de luto, dor... e saudade.

Descanse em paz, Aldeman pai."

* EDMILSON SANCHES

Foto:

Aldeman Costa, de branco, à esquerda, recostado na primeira coluna do antigo prédio da Prefeitura, nos 129 anos de fundação de Imperatriz, em 1981, na administração do prefeito Carlos Gomes de Amorim. O antigo prédio-sede da Prefeitura, um dos poucos preservados do patrimônio histórico do município, é hoje a sede da Academia Imperatrizense de Letras (Rua Urbano Santos, Praça da Cultura, centro de Imperatriz).