
– Decisão foi tomada por unanimidade durante a Reunião Ordinária da Academia; reconhecimento ao seu papel fundamental na fundação da instituição
*
RAIMUNDO PRIMEIRO ([email protected])
(de Imperatriz/MA, 23/abril/2025)
*

A Academia Imperatrizense de Letras (AIL), que completa 34 anos em 27 de abril, homenageou o administrador, jornalista, escritor e pesquisador Edmilson Sanches, atribuindo seu nome à biblioteca da instituição. Essa homenagem foi decidida por unanimidade há dois anos, durante a Reunião Ordinária da Academia em 1º de junho de 2023, reconhecendo os "inestimáveis serviços" prestados por Sanches ao longo dos 34 anos de existência da AIL.
No ofício comunicando a distinção, a AIL parabenizou Edmilson Sanches, desejando vida longa e saúde para que ele continue contribuindo com a Academia e outras instituições socioculturais em Imperatriz.
PRESIDENTE DA AIL COMENTA – Raimundo Trajano Neto, presidente da AIL, às vésperas de concluir seu quarto mandato à frente da entidade e passar o comando para nova diretoria, comenta: “Guardiã de excelente acervo literário, a bela biblioteca da Academia Imperatrizense de Letras tem como patrono o nosso confrade Edmilson Sanches, um dos mais representativos intelectuais do Estado do Maranhão, líder do projeto que concebeu e fundou o Sodalício das Letras, liderando um grupo de escritores que o elegeram primeiro presidente. Sanches é merecedor dessa homenagem. Oportunamente, com a presença do homenageado, Edmilson Sanches, a Academia realizará a cerimônia dessa justa homenagem ao nosso confrade Sanches".

PALAVRAS DE EDMILSON SANCHES – "Criei e ajudei a organizar diversas Entidades em Imperatriz e a região sob sua influência – entidades comunitárias, profissionais, sindicais, culturais, envolvendo moradores de bairros, jornalistas, contabilistas, quebradeiras de coco, miniprodutores rurais, torcedores, atletas, operários, bancários, catadores de material reciclável, escritores... A Academia Imperatrizense de Letras (AIL) e seu Salão do Livro (SALIMP), criado na nossa segunda gestão (2003/2005), foram duas ideias nossas, que materializamos, e ambas fazem muito bem para a cidade e sua região”.
"A homenagem da AIL, de denominar sua Biblioteca com nosso nome, é em igual tempo, para mim, reconhecimento e responsabilidade, pois sei da importância do livro, da leitura e da Cultura no silencioso processo de fortalecimento e empoderamento de pessoas, na construção e ampliação de seus conhecimentos, no desenvolvimento de suas habilidades, na preparação e melhoria de sua vida. Uma Biblioteca é um imenso tesouro, e ter seu nome nela é, para mim, algo também muito valioso".

A BIBLIOTECA PARTICULAR DE EDMILSON SANCHES – Edmilson Sanches tem contribuído com doações de livros e outros itens (DVDs, jornais, revistas, mapas) para acervos de bibliotecas (entre as quais a da AIL, do Instituto Federal – IFMA, Universidade Estadual do Maranhão, hoje UEMASUL, em Imperatriz), universidades, sindicatos e pessoas físicas de Imperatriz, Caxias, São Luís e de outros Estados. Sua atividade na área, como doador, leitor, cuidador e autor de livros foi reconhecida pela Associação Brasileira de Bibliófilos, que o homenageou com a “Medalha do Mérito Cultural José Mindlin” e o convidou para membro efetivo da Instituição, onde Sanches, que mantém e amplia grande acervo pessoal, tomou posse em 2024, em Fortaleza (CE).
A biblioteca particular de Edmilson Sanches consta de mais de cinquenta mil livros, a maior coleção de jornais, revistas e livros e outras publicações de Imperatriz e região. São livros raríssimos, de 1787 (século 18), inclusive a 1ª edição de "A Carolina", de Cândido Mendes de Almeida, ano de 1852 (mesmo ano de fundação de Imperatriz), com mapas desdobráveis, que trata de assuntos ligados ao território onde iria se estabelecer o futuro município de Imperatriz. (RAIMUNDO PRIMEIRO)

___
FOTOS (arquivo pessoal):
Sede da Academia Imperatrizense de Letras: 34 anos. Edmilson Sanches apresentando livro em palestra no Salão do Livro de Imperatriz (Salimp); em uma parte de sua biblioteca (foto: Franck Pereira); doando livros para o Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (MA) e em palestra na Assembleia Legislativa do estado do Espírito Santo, em Vitória, exibindo livro de autor maranhense.