Skip to content

No Maranhão, Grupo Moitará inicia projeto cultural nesta quarta (7)

Nesta quarta-feira (7), diretamente do Rio de Janeiro, o Grupo Moitará inicia sua temporada especial no Maranhão, com o projeto “A BUSCA – trocas, acessibilidade e pesquisa”. Várias ações culturais e sociais ocorrerão até o dia 20 de maio, em diversos pontos de São Luís, de forma gratuita e aberta a todos os públicos.

Com foco no fortalecimento do intercâmbio entre grupos de teatro nacionais, pesquisa dos saberes ancestrais femininos e fomento à acessibilidade de qualidade junto ao público e artistas surdos e ouvintes, o projeto é fomentado pela Bolsa Funarte  de Teatro Myriam Muniz.

Nos dias 7, 8 e 9 de maio, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton (no Jardim Renascença), a partir das 20h, será apresentado “A BUSCA – versão bilíngue (Libras e Português)”, o segundo espetáculo da trilogia sobre a temática do feminino desenvolvida pelo Grupo Moitará. Por meio da dramaturgia resultante da investigação e dos estímulos sensoriais, a performance convida o espectador a se conectar com sua natureza íntima e a refletir sobre a qualidade das relações que estabelece com o mundo ao seu redor.

As apresentações contam com duração de 55 minutos e são destinadas ao público em geral – com foco nos estudantes, artistas e pesquisadores das artes cênicas. Excepcionalmente, a sessão da quinta-feira (8) será seguida por um bate-papo aberto com o público, a partir das 21h.

No sábado (10), também no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, das 15h às 17h, o público poderá conferir uma roda de conversa sobre acessibilidade na cultura para a comunidade surda, que visa compartilhar e debater experiências, conquistas e desafios de cada território.

Já no dia 14 de maio, o projeto contará com a palestra-espetáculo “A Máscara na Energia do Ator/Atriz” que destaca os princípios de trabalho com a máscara teatral e apresenta de forma lúdica a pesquisa desta linguagem, abordando a importância deste elemento cênico para o treinamento de atores e sua contribuição na criação dos personagens e do processo criativo da cena. A ação será no Xama Teatro, localizada na Rua das Esmeraldas 3, 1 casa, no Araçagi.

Oficinas

A partir do dia 10, iniciam-se as oficinas do Grupo Moitará. Nesse dia, a ação terá como foco o Visual Vernacular (VV) para surdos e ouvintes, com destaque para este recurso artístico e poético próprio das Línguas de Sinais em que a imagem é narrada para além dos signos das palavras, utilizando elementos de poesia e mímica. A atividade ocorrerá das 9h às 13h, na Sala de Dança do Sesc Deodoro, na Av. Silva Maia, 164, no Centro de São Luís.

A segunda oficina do projeto será sobre treinamento de atores e atrizes na linguagem da máscara teatral e será realizada nos dias 15, 16 e 17 de maio (das 14h às 18h), na Sala de Dança do Teatro Arthur Azevedo, na Rua do Sol, S/n, também no Centro da capital maranhense.

Intercâmbios e pesquisa

A programação contará, ainda, com outros destaques, como a reunião do Grupo Moitará com os grupos Xama Teatro, Núcleo Atmosfera e Companhia Cambalhotas. Essa atividade será nos dias 12 e 13 de maio, das 14h às 18h, no Xama Teatro, e terá como foco central compartilhar pesquisas e experiências criativas a partir do tema sobre saberes e ancestralidades femininas.

Além disso, a passagem do projeto pelo Maranhão também será acompanhada por trabalhos de pesquisa e entrevistas com grupos de mulheres quebradeiras de coco-babaçu. Esses conteúdos serão uma das fontes de inspiração para o novo espetáculo do Moitará sobre saberes ancestrais femininos em terras brasileiras e que estará concluindo a trilogia que o Grupo vem trabalhando de espetáculos criados sobre o tema.

Prevista para os dias 18, 19 e 20 de maio, a pesquisa objetiva aproximar os integrantes do grupo aos saberes, tradições, técnicas, hábitos e comportamentos que sejam expressões de ancestralidades femininas das quebradeiras de coco-babaçu do Maranhão.

Grupo Moitará

O Grupo Moitará foi criado, em 1988, por Erika Rettl e Venício Fonseca. Há 36 anos, desenvolve uma pesquisa continuada sobre o trabalho de preparação de atores e atrizes, buscando compreender os princípios que fundamentam sua arte, tendo nos estudos dos aspectos e funções da Máscara Teatral a base para a elaboração de uma metodologia própria. Ao longo desses anos, vem realizando projetos artísticos, didáticos e socioculturais por meio de oficinas, espetáculos e palestras-espetáculos, sendo reconhecido nacionalmente por sua contribuição na área artística e didática.

Em 2008, o Grupo Moitará criou o projeto “Palavras Visíveis”, voltado à capacitação técnica para atores surdos a partir da linguagem da máscara teatral. Caracteriza-se por ser um projeto bilíngue (Libras/Português) que tem como objetivo unir experiências teatrais entre surdos e ouvintes, fortalecer e ampliar a produção artística da comunidade surda na cena contemporânea brasileira.

Mais informações sobre o grupo no site oficial: www.grupomoitara.art.br. Já para mais detalhes sobre a programação do projeto “A BUSCA – trocas, acessibilidade e pesquisa” em São Luís, acesse o Instagram: https://www.instagram.com/grupomoitara/.

Serviço

O QUÊ: projeto “A BUSCA – trocas, acessibilidade e pesquisa”, do Grupo Moitará, em São Luís;

QUANDO: a partir desta quarta-feira (7);

ONDE: em diversos espaços de São Luís – abertura será no Teatro Sesc Napoleão Ewerton (no Jardim Renascença), com o espetáculo “A Busca”;

Mais informações:

no site oficial www.grupomoitara.art.br e/ou no Instagram https://www.instagram.com/grupomoitara/;

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: (98) 99968-2033 (Gustavo Sampaio); (98) 99613-6521 (Aidê Rocha).

(Fonte: Assessoria de imprensa)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.