
O Brasil sediou, nesse fim de semana, um dos maiores campeonatos de robótica e inteligência artificial do mundo. Representantes de 40 países estiveram reunidos em Salvador para a realização da RoboCup 2025.
A competição reuniu profissionais e estudantes e esteve dividida em várias ligas, nas quais os competidores colocaram à prova robôs construídos para atividades industriais, resgate de vítimas de acidentes, realização de tarefas domésticas, educação de crianças e adolescentes e drones que fazem tarefas autônomas.
Parte da equipe brasileira é representada por estudantes do Serviço Social da Indústria (Sesi).Seis equipes concorreram em quatro categorias.
Os alunos desenvolveram robôs que dançam e fazem performances artísticas, resgate simulado em um labirinto e uma partida de futebol. Com uma bola que emite um sinal infravermelho, os estudantes realizam as estratégias de jogo em tempo real por meio de inteligência artificial.
O evento termina nesta segunda-feira (21) e foi organizado em parceria com a Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e Centro Universitário FEI, de São Bernardo do Campo (SP).
A RoboCup foi criada em 1997 para promover o avanço da inteligência artificial.
(Fonte: Agência Brasil)