Neste domingo, veremos algumas curiosidades de concordância verbal.
Dica gramatical
* ALUGA-SE ou ALUGAM-SE apartamentos?
O certo é ALUGAM-SE apartamentos.
A presença da partícula apassivadora SE faz a oração ser passiva, ou seja, o sujeito é quem sofre a ação do verbo (= apartamentos), e não quem pratica a ação de “alugar”. É o mesmo que eu dissesse que "Apartamentos são alugados".
Em VENDE-SE apartamento", o verbo fica no singular porque o sujeito (= apartamento) está no singular; em VENDEM-SE apartamentos", o verbo vai para o plural porque o sujeito (= apartamentoss) está no plural. Correspondem a: "Apartamento é vendido" e "Apartamentos são vendidos".
* PRECISA-SE ou PRECISAM-SE de médicos?
O certo é PRECISA-SE de médicos.
Agora, a partícula SE tem a função de tornar o sujeito indeterminado. Quando isso ocorre, o verbo permanece obrigatoriamente no singular: "Necessita-se de profissionais competentes"; "Acredita-se em discos voadores"; "Aspira-se a grandes vitórias".
É interessante notar a presença da preposição: "Precisa-se DE...", "Necessita-se DE...", "Acredita-se EM...", "Aspira-se A...". Isso é uma indicação de que a partícula SE é índice de indeterminadora do sujeito.
Teste de ortografia
Assinale a opção que completa, corretamente, as lacunas da frase abaixo:
"Tive um ___________ pressentimento, __________ não saí de casa".
(a) mal – por isso;
(b) mau – porisso;
(c) mau – por isso;
(d) mal – porisso.
Resposta do teste:
Letra (c). Um MAU pressentimento é contrário de um BOM pressentimento. Não esqueça o velho macete: MAU se opõe a BOM, e MAL é o contrário de BEM. E você sabe quando é que se escreve "porisso" junto? Só quando você escreve errado. "Porisso" não existe. Devemos escrever POR ISSO sempre separado.