O sorriso nos rostos de 60 crianças carentes moradoras do Bairro Vila Conceição, em São Luís, tem um importante motivo: o Projeto Educação e Esporte – Escolinha de Futebol, iniciativa que possui uma proposta bem simples e, ao mesmo tempo, eficiente. Esse projeto une educação e esporte na vida de quem mais precisa. É com este objetivo que o projeto, patrocinado pelas Drogarias Globo e pelo governo do Estado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, chega à sua quarta edição, sendo referência no Maranhão.
Em execução desde 2016, o projeto já atendeu mais de 100 crianças. O lançamento oficial da edição de 2020 ocorreu no último sábado (29), na sede da Associação dos Médicos, na Vila Conceição, e contou com a presença dos meninos participantes da escolinha e seus parentes e amigos, seguindo as orientações sanitárias de distanciamento e higienização das mãos.
Durante a solenidade, a coordenação do Educação e Esporte – Escolinha de Futebol explicou como será o funcionamento semanal do projeto. Os 60 meninos beneficiados nesta edição terão encontros duas vezes por semana (sempre às segundas e quartas-feiras), onde irão participar dos treinos de futebol acompanhados por profissionais de educação física. Paralelamente ao trabalho desenvolvido em campo, a garotada recebe acompanhamento educacional com aulas que servem como uma espécie de reforço escolar.
“O grande diferencial dessa iniciativa é justamente conseguir levar educação e esporte para as crianças. A dinâmica do projeto é bem simples: as crianças treinam e estudam. Além disso, sempre é oferecido um lanche para a garotada, nos dias do projeto. Nosso objetivo é dar uma oportunidade para que esses meninos possam conhecer o esporte e, paralelamente a isso, incentivá-los a sempre estudar”, explicou o coordenador do projeto, Kléber Muniz.
Para a pedagoga Lourdes Soares, “o projeto Educação e Esporte é de suma importância para a comunidade da Vila Conceição, pois oferece ferramentas pedagógicas aliadas às práticas esportivas e à convivência social, fazendo que nossas crianças e jovens não entrem no mundo das drogas e em outros abusos sociais”.
Material individual
Cada menino participante recebeu um “kit” individual com todo o material que eles utilizarão durante o período de execução do projeto. Além do uniforme completo (camisa, calção, meião, caneleira e chuteira), a garotada também recebeu um caderno para utilizar durante as aulas, garrafinhas para água e máscaras de pano. Nos treinos no campo, a garotada também contará com material coletivo novo adquirido pela Lei de Incentivo ao Esporte. São bolas, cones, coletes, pratinhos e outros itens.
Vale destacar que o Projeto Educação e Esporte – Escolinha de Futebol vai adotar todos os protocolos sanitários necessários para a realização das atividades educacionais e esportivas ao longo do projeto. “Estamos preocupados com o bem-estar de todos que fazem parte do projeto. Por isso, seguiremos as orientações dos órgãos competentes para preservar a saúde de todos”, explicou Kléber Muniz.
(Fonte: Assessoria de comunicação)