A mostra competitiva do 48º Festival de Cinema de Gramado, na Serra Gaúcha, começa hoje (18), às 20h. Devido à pandemia da covid-19, o evento será realizado, pela primeira vez, de forma “on-line” e sem atividades presenciais.
As exibições vão até 26 de setembro, quando ocorrerá a cerimônia de premiação e a entrega do Kikito, estatueta que ficou conhecida nacionalmente como o “Oscar brasileiro”.
Os filmes serão exibidos pelo Canal Brasil e pela plataforma de “streaming” da emissora. Durante a semana, debates sobre os filmes que estão na disputa serão transmitidos pelas redes sociais oficiais do evento. A programação completa está disponível no “site” do festival.
Na primeira noite da mostra competitiva, serão exibidos os curtas “4 bilhões de Infinitos” e “Receita de Caranguejo”, além dos longas “Por que você não chora?” e “El silencio del cazador”, da Argentina.
Neste ano, serão homenageados os atores Marco Nanini e César Troncoso, a diretora Laís Bodanzky e a atriz Denise Fraga.
História
A primeira edição do festival foi realizada em janeiro de 1973, a partir da iniciativa entre a prefeitura local e a Embrafilme, antiga empresa pública de fomento ao cinema nacional.
O Kikito, estatueta que é entregue aos vencedores, foi desenvolvida pela artista gramadense Elizabeth Rosenfeld.
(Fonte: Agência Brasil)