Skip to content

21 DE SETEMBRO, DIA DO RADIALISTA?*

**

Em 21 de setembro de 2015, escreveu-me o talentoso radialista Jerry Alves:

“Faz-se alguma confusão com o Dia do Radialista oficial. Se hoje, ou em outra data mais pro fim do ano. Prefiro sempre consultar o mestre e guardião do conhecimento, língua, artes e palavra, Edmilson Sanches, também um virtuoso radialista, com quem pretendo me juntar um dia, para dividir a apresentação de um programa de rádio, que já tem até nome: Biscoito Fino. Isso tudo com o auxílio luxuoso do mega colecionador e especialista em música, Lourival Neto.

“Afinal, professor, qual a data oficial, e por quê a confusão?

Sendo hoje ou não o Dia do Radialista, parabéns a todos que surfam nas ondas do rádio, o centenário e charmoso veículo de comunicação que nunca sai de moda, que ri e chora com sua comunidade, sob o comando de profissionais, nem sempre reconhecidos, mas, sempre apaixonados pelo que fazem.

Viva o radialista!” (JERRY ALVES, mestre de cerimônias, ex-locutor-apresentador da Rádio Mirante FM, Imperatriz-MA)

**

RESPOSTA: Na época, respondi ao amigo e colega Jerry Alves:

Lá vai alguma coisa, maior talvez que sua encomenda.

De imediato, informo que o Radialista tem um dia que, por tradição, há 75 anos é comemorado – o 21 de setembro – e há 14 anos tem um dia oficial que, por decreto, foi estabelecido – o 7 de novembro.

**

A DATA – Uma data, um “Dia” pode ser estabelecido por um costume, por uma "coisa" da Natureza (início do Verão, da Primavera), uma decisão de uma categoria, um ato oficial, legal.

Os radialistas tinham seu costume: celebravam o “Dia do Radialista” e o “Dia do Rádio” (ou “Dia da Radiodifusão”) no 21 de setembro. Por quê? Porque foi o dia em que, em 1945, o presidente Getúlio Vargas e seu ministro Alexandre Marcondes Filho assinaram o Decreto-Lei nº 7.984, que fixava “os níveis mínimos de remuneração dos que trabalham em empresas de radiofusão e dá outras providências”. Portanto, uma grande vitória para o setor.

Pois bem. Em um congresso da categoria, o 4º Congresso Brasileiro de Radiodifusão (alguns dão nos anos 1980, mas o 4º Congresso com esse nome ocorreu em 1966), na Bahia, os proprietários decidiram separar o rádio do radialista.

Assim, o “Dia do Radialista” permaneceu o 21 de setembro (data do decreto de Getúlio Vargas) e o “Dia do Rádio” ou “Dia da Radiodifusão”, 25 de setembro, pois nessa data, em 1884, nascera Edgard Roquette-Pinto, médico, antropólogo e professor, fundador da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 21 de abril de 1923.

Mas o “Dia do Radialista”, 21 de setembro, era uma referência, como dito, ao dia e mês do decreto-lei de Getúlio Vargas. E esse decreto, em seus 22 artigos, não criava nenhuma data; apenas estabelecia direitos (o que, claro, era o que o setor desejava).

Assim, como o “Dia do Radialista” não existia no calendário de eventos oficiais do governo federal, em 24 de julho de 2006 o presidente Luís Inácio Lula da Silva e seu ministro João Luiz Silva Ferreira assinaram a Lei nº 11.327, que estabelece o 7 de novembro como o “Dia do Radialista” . O Artigo 1º da Lei explica: “Fica instituído, no calendário das efemérides nacionais, o Dia do Radialista, a ser comemorado no dia 7 de novembro, data natalícia do compositor, músico e radialista Ary Barroso”.

Mas autoridades sabem que costumes não se iniciam ou se impõem ou se acabam por decreto, ou lei. Deste modo, os radialistas brasileiros preferem comemorar como uma conquista sua o 21 de setembro (que é a data do profissional) e o 25 de setembro (a data da atividade – radiodifusão, ou rádio). Por respeito, dão uma “colherzinha de chá” ao 7 de novembro do governo federal.

Resumo:

Dia 21 de setembro – a data do decreto que assegurou conquistas profissionais para o radialista e que, como costume, se “enraizou” como o Dia do Radialista. Portanto, esse dia é dedicado ao profissional de rádio.

Dia 25 de setembro – a data tradicional, estabelecida pela categoria patronal como o Dia do Rádio ou Dia da Radiodifusão. Esse dia, por sua vez, é dedicado à atividade, ao radialismo.

Dia 7 de novembro, aniversário do músico e radialista Ary Barroso – esta é a data oficial do Dia do Radialista, estabelecida em lei federal desde 2006. Portanto, é a data “mais nova”, legal e oficialmente dedicada ao profissional do rádio.

De todo modo, a gente sabe: o dia do radialista mesmo é o dia a dia, é todo dia. E sua melhor homenagem, a preferência dos ouvintes.

Parabéns, Colegas!

* EDMILSON SANCHES.