
Depois de fazer história com a pole position e a vitória na corrida de abertura da Fórmula 4 Brasil 2025, principal categoria-escola em monopostos do automobilismo nacional, o piloto maranhense Ciro Sobral disputou as três provas da segunda etapa da competição neste sábado (19) e domingo (20), no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu. Único representante do Norte/Nordeste na F4 Brasil, o jovem talento da TMG Racing teve que lidar com problemas em seu carro durante o final de semana, mas somou pontos importantes para permanecer entre os 10 melhores pilotos da temporada e manter vivo o sonho do inédito título.
Ciro Sobral iniciou a segunda etapa da Fórmula 4 Brasil 2025 com dois dias de treinos livres e depois garantiu o 10° lugar na sessão classificatória, realizada na tarde de sexta-feira (18). Na manhã de sábado (19), o maranhense se envolveu em um incidente e não conseguiu completar a Corrida 1, com duração de 30 minutos mais uma volta, mas se recuperou rápido e conquistou o 8° lugar na Corrida 2, que teve 20 minutos de duração.
Já na Corrida 3, que foi disputada na manhã de domingo (20) e teve duração de 30 minutos mais uma volta, Ciro Sobral registrou o seu melhor desempenho na segunda etapa da Fórmula 4 Brasil 2025. Após largar na 9ª colocação, o piloto da TMG Racing mostrou habilidade e concentração para subir posições, garantindo um 7° lugar que lhe rendeu pontos importantes na classificação da categoria-escola.
"O fim de semana em Velocitta foi muito longe do que a gente esperava e do que tinha de performance para entregar. A gente teve vários problemas com o carro, problema com o motor, trocamos o motor no fim de semana, pneu com problema... Foi uma bagunça, totalmente diferente da nossa primeira etapa, que foi maravilhosa, com vitória. Quando chegamos aqui, foi esse caos, não faz sentido para a gente o que aconteceu. Agora, os próximos passos são investigar o que está acontecendo, para a gente voltar aqui em setembro e conseguir lutar pela ponta de novo. Obrigado pela torcida de todos e continuo contando com essa torcida para a sequência da temporada", afirma Ciro Sobral.
Após as três corridas da segunda etapa, Ciro Sobral está na 8ª posição da Fórmula 4 Brasil 2025, com 38 pontos, Agora, o piloto maranhense terá pouco mais de dois meses de preparação para a terceira etapa, que ocorre nos dias 27 e 28 de setembro, novamente no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, onde vai lutar por vitórias, pódios e pontos importantes para se recuperar na briga pelo topo da competição nacional.
Bons resultados
Em sua segunda temporada consecutiva na TMG Racing, atual campeã por equipes da F4 Brasil, Ciro Sobral se consolidou como uma das revelações da modalidade e chega a esta temporada como um dos postulantes ao título. Em 2024, quando fez a sua temporada de estreia e foi o único piloto do Norte/Nordeste a participar da categoria-escola, Ciro colecionou bons resultados e garantiu o Top 5 do campeonato dos novatos, além de atingir o Top 10 da classificação geral, adquirindo um grande aprendizado para a sequência da carreira no automobilismo.
No ano passado, Ciro Sobral teve uma temporada de estreia com oito etapas, cada uma com três corridas, e subiu ao pódio três vezes, com destaque para o segundo lugar na abertura da competição, ocorrida no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu. O piloto maranhense também garantiu o terceiro lugar na quarta etapa, que foi disputada em Goiânia, e na quinta etapa, em Buenos Aires, faturando o seu primeiro pódio internacional justamente na estreia da F4 Brasil no exterior.
Em processo de adaptação à Fórmula 4 Brasil e de evolução a cada corrida, Ciro Sobral encerrou a temporada de 2024 com ótimos resultados. Além de ficar em 4º lugar no campeonato dos novatos, com 260 pontos, Ciro esteve no primeiro pelotão da classificação geral durante toda a F4 Brasil 2024 e concluiu o ano em 9º lugar, somando 109 pontos, sendo peça importante na vitória da TMG Racing no campeonato por equipes.
Treinos e corridas na Itália
Em meio à temporada 2024 da Fórmula 4 Brasil, Ciro Sobral teve uma experiência internacional de destaque no fim de outubro, participando de treinos e disputando três corridas da sétima e última etapa da Fórmula 4 Italiana no Autódromo de Monza, um dos circuitos mais famosos do automobilismo mundial e conhecido como o "Templo da Velocidade".
Único piloto do Norte/Nordeste a disputar a F4 Italiana 2024 e representante do Brasil na última etapa da competição, Ciro Sobral correu pela escuderia Jenzer Motorsport e teve um desempenho regular na categoria mais competitiva do mundo para jovens pilotos, com destaque para o Top 20 na primeira corrida em Monza.
CLASSIFICAÇÃO DA F4 BRASIL 2025 APÓS DUAS ETAPAS (TOP 10)
1º - Heitor Dall'Agnol, 103 pontos
2º - Murilo Rocha, 59 pontos
3º - Pietro Mesquita, 50 pontos
4º - Ethan Nobels, 47 pontos
5º - Filippo Fiorentino, 46 pontos
6º - Pedro Lins, 45 pontos
7º - Pedro Lima, 45 pontos
8º - Ciro Sobral, 38 pontos
9º - Rogério Grotta, 31 pontos
10º - Alceu Feldmann Neto, 26 pontos
CALENDÁRIO DA F4 BRASIL 2025
1ª etapa: 3 e 4 de maio, Interlagos (SP) – já realizada
2ª etapa: 20 de julho, Velocitta (SP) - já realizada
3ª etapa: 28 de setembro, Velocitta (SP)
4ª etapa: 5 de outubro, Velocitta (SP)
5ª etapa: 9 de novembro, Interlagos (SP) – Preliminar do GP de São Paulo de Fórmula 1
6ª etapa: 30 de novembro, Brasília (DF) – ou alternativa
7ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (SP)
(Fonte: Assessoria de imprensa)