O kitesurfista maranhense Bruno Lobo, que é patrocinado pelo Grupo Audiolar e pelo governo do Estado por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, além de contar com os patrocínios do Bolsa-Atleta e da Revista Kitley, disputou, entre os dias 8 e 16 de outubro, o Campeonato Mundial de Fórmula Kite, em Cagliari, na Itália. Em uma competição de alto nível, que contou com os principais atletas da modalidade, Bruno garantiu a 18ª colocação e foi o melhor kitesurfista das Américas no Mundial.
“Meu objetivo no Mundial era brigar pelo Top 10 e tentar a vaga nas semifinais, mas, infelizmente, tive que lidar com alguns imprevistos e não consegui executar a boa competição que estava planejando. Esperava muito mais, porém estou feliz por ter participado do Mundial. Estamos em um processo rumo à Olimpíada e a evolução aparece a cada competição. Só tenho que agradecer a Deus e a todos os meus apoiadores e patrocinadores pela oportunidade de representar o Brasil em mais um grande evento. Nada disso seria possível sem vocês. Agora, é pensar na sequência da temporada, principalmente no Pan-Americano, onde vou tentar defender meu título”, afirmou Bruno.
Motivado pela experiência adquirida no mar italiano, Bruno Lobo terá dois desafios pela frente em menos de um mês. Além de participar da Copa Brasil de Vela, que começa neste domingo (23) e vai até o dia 30 de outubro, em Ilhabela (SP), o kitesurfista maranhense disputará o Campeonato Pan-Americano de Fórmula Kite, entre os dias 7 e 13 de novembro, em São Luís (MA). Além do incentivo de competir em casa, Bruno quer conquistar pontos importantes no ranking mundial de kitesurf, projetando a classificação para a Olimpíada de Paris, em 2024.
Antes de representar o Brasil no Mundial, Bruno Lobo colecionou resultados expressivos em outras competições da temporada. O kitesurfista maranhense garantiu a nona colocação no Circuito Europeu, realizado entre setembro e outubro, em Lepanto, na Grécia, faturou o título da categoria Hydrofoil na Copa Brasil de Vela de Praia, com vitórias nas 10 regatas da competição disputada no mês de agosto, em Fortaleza (CE), e conquistou a sétima posição no Circuito Mundial de Kitesurf, que ocorreu no fim de julho, em Gizzeria, na Itália.
Temporada de alto nível
No primeiro semestre de 2022, Bruno Lobo ficou em sétimo lugar na disputa da Fórmula Kite na Copa do Mundo de Vela, que ocorreu em junho, na Holanda, e sagrou-se campeão da etapa do Campeonato Espanhol na cidade de Palamós, vencendo 10 das 12 regatas disputadas.
Também nesta temporada, o maranhense garantiu a quarta colocação no Campeonato Asiático de Kitesurf na Tailândia e acabou ficando no Top 20 na disputa da Semana Olímpica Francesa em Hyères, na França. Vale destacar que todos os eventos internacionais fazem parte do ciclo olímpico visando a Olimpíada de Paris em 2024.
Referência no Brasil e nas Américas
Nos últimos anos, o maranhense Bruno Lobo tornou-se a principal referência no kitesurf tanto no Brasil quanto nas Américas. Pentacampeão brasileiro de Hydrofoil, o atleta é dono de uma vasta coleção de títulos: foi campeão dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, bicampeão das Américas (2020-2021), octacampeão maranhense, entre outros.
“Só tenho a agradecer aos patrocínios do Grupo Audiolar, do governo do Estado, do Bolsa Atleta federal e da Revista Kitley por estarem ao meu lado nesse sonho de representar o Maranhão e o Brasil nas Olimpíadas de Paris. A cada competição, buscamos evoluir para conquistar a vaga olímpica. Muito obrigado pelo apoio e incentivo”, concluiu Bruno Lobo.
(Fonte: Assessoria de imprensa)