
– Texto traz história e evoca o futuro em cem versos.

*

O Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) entregou o prêmio de 1º lugar do Concurso Histórico-Literário “O Centenário do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão” ao jornalista, administrador e escritor caxiense Edmilson Sanches. Ele ganhou na categoria “Texto Literário”; na outra categoria, “Investigação Histórica”, a premiação foi concedida à professora, psicóloga e escritora Dilercy Aragão Adler.

A entrega foi feita pelo presidente do IHGM, professor José Augusto Silva Oliveira, e deu-se no auditório da Academia Maranhense de Letras (AML), que, em parceria institucional com o IHGM, sediou a solenidade comemorativa dos 100 anos do Instituto, ocorrida na última quinta-feira, 20 de novembro de 2025. O IHGM foi fundado nesse dia em 1925 e teve como primeiro presidente Justo Jansen Ferreira, médico, geógrafo, professor e escritor, que o administrou até 1930.

O trabalho premiado de Edmilson Sanches chama-se “CENTÚRIA DO SÉCULO – C em versos para o centenário do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (1925-2025)” (ver imagens). A Comissão Julgadora foi formada por Elizabeth Sousa Abrantes, pós-doutora e professora do Departamento de História da Universidade Estadual do Maranhão (Uema); Iran de Jesus Rodrigues dos Passos, jornalista, doutor em Letras, professor do Departamento de Letras da Uema; Sandra Regina Rodrigues dos Santos, pós-doutora, professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Uema; e José Dino Costa Cavalcante, doutor em Letras, professor do Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão (Uema).

FOTOS:
O primeiro presidente do IHGM, Justo Jansen. A mesa coordenadora da solenidade, com a professora Elizabeth Abrantes, que anunciou o resultado do Concurso, o presidente do Instituto, prof. José Augusto Oliveira, e o presidente da Academia Maranhense de Letras, desembargador Lourival Serejo. Edmilson Sanches recebendo certificado de 1º lugar e cumprimentos do presidente do IHGM.