O piloto maranhense Ciro Sobral colocou o seu nome na história da Fórmula 4 Brasil, principal categoria-escola em monopostos do automobilismo nacional. Ciro, que é o único representante do Norte/Nordeste na F4 Brasil, ajudou a TMG Racing a conquistar, de forma antecipada, o campeonato por equipes da temporada 2024 durante a 7ª e penúltima etapa, que foi realizada no último fim de semana (23 e 24), no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia.
A celebração de Ciro Sobral pelo campeonato da TMG Racing, que conta ainda com Alvaro Cho, Arthur Pavie, Filippo Fiorentino, Rafaela Ferreira e Celo Hahn, ocorreu em meio a uma etapa difícil em Goiânia. Tendo que lidar com problemas no carro e alguns contratempos durante as três provas disputadas no Autódromo Internacional Ayrton Senna, o piloto maranhense teve como melhor desempenho o 9° lugar na primeira corrida. Após sete etapas, Ciro Sobral está na 9ª colocação da Fórmula 4 Brasil, com 108 pontos.
"Final de semana muito complicado em Goiânia, tivemos problemas com o carro e motor, que não nos permitiu um qualy melhor e prejudicou o final de semana. Tivemos que trocar o motor e o carro veio melhorando a cada corrida, mas incidentes nas corridas 2 e 3 nos tiraram de chances de resultados melhores. Agora é preciso virar a página e trabalhar duro para se recuperar do prejuízo na última etapa em Interlagos. De positivo, tivemos o título do campeonato por equipes, fico feliz por ter colaborado com essa conquista da TMG Racing, que tem um time fera, com grandes pilotos, e merece demais ser campeã", analisa Ciro Sobral.
Depois de correr em Goiânia, Ciro Sobral terá alguns dias de preparação para a oitava e última etapa da Fórmula 4 Brasil, que ocorrerá entre 13 e 15 de dezembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, como parte de uma programação intensa que também terá as finais da Stock Car, da Stock Series e do Turismo Nacional. Além de brigar para subir na classificação geral da F4 Brasil, Ciro também busca pontos no campeonato dos novatos.
Calendário da Fórmula 4 Brasil
A Fórmula 4 Brasil de 2024 é a maior edição da história. Pela primeira vez, o campeonato contará com oito etapas do calendário, passando por quatro circuitos diferentes. Vale destacar que, em cada etapa, serão realizadas três corridas.
A maior novidade da temporada 2024 da Fórmula 4 Brasil foi a inclusão da etapa disputada na Argentina, enquanto o principal palco será o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, que receberá três etapas do calendário, uma delas como preliminar da Fórmula 1.
CALENDÁRIO (Etapa / Data / Local)
1ª - 24/3 – Velocitta (SP) / já realizada
2ª - 21/4 – Interlagos (SP) / já realizada
3ª - 30/6 – Velocitta (SP) / já realizada
4ª - 28/7 – Goiânia (GO) / já realizada
5ª - 06/10 – Argentina / já realizada
6ª - 3/11 – Interlagos (SP) / já realizada
7ª - 24/11 – Goiânia (GO) / já realizada
8ª - 15/12 – Interlagos (SP)
CLASSIFICAÇÃO DA F4 BRASIL APÓS SETE ETAPAS (TOP 10)
1º - Matheus Comparatto, 266 pontos
2º - Alvaro Cho, 255 pontos
3º - Ethan Nobels, 210 pontos
4º - Rafaela Ferreira, 188 pontos
5º - Gino Trappa, 149 pontos
6º - Arthur Pavie, 146 pontos
7º - Lucca Zucchini, 117 pontos
8º - Rogério Grotta, 114 pontos
9º - Ciro Sobral, 108 pontos
10º - Filippo Fiorentino, 71 pontos
(Fonte: Assessoria de imprensa)