Skip to content

Congresso internacional em Fortaleza (CE) tem palestras do maranhense Edmilson Sanches

O jornalista, escritor e consultor maranhense Edmilson Sanches ministrará duas palestras no  2º Congresso Internacional Lítero-cultural “Imortais da Humanidade”, que será realizado em Fortaleza (CE), de 14 a 17 de novembro de 2024.

A abertura solene do evento ocorrerá na noite do dia 14. No dia seguinte, a convite do escritor Camilo Martins, presidente mundial da Academia Mundial de Letras da Humanidade (AMLH), organizadora do Congresso, Edmilson Sanches fará a abertura dos trabalhos com a palestra DA CULTURA À CIÊNCIA, DAS LETRAS AOS NÚMEROS: A CONTRIBUIÇÃO DO BRAIN DRAIN NORDESTINO PARA O DESENVOLVIMENTO DO BRASIL, em que destacará a participação de grandes talentos da Região, sobretudo do Estado do Maranhão, para o progresso do país nas diversas áreas. Fruto de muitos anos de uma paciente, inédita e ainda não concluída pesquisa, Sanches recolheu centenas de exemplos de mulheres e homens maranhenses e nordestinos que foram pioneiros de atos, protagonistas de ações e iniciadores de realizações que auxiliaram positivamente na construção da identidade nacional e no avanço da sociedade brasileira. “Maranhenses e nordestinos em geral, de muito talento, espírito cívico e capacidade de trabalho, doaram-se incansável e ilimitadamente no passado para tornar possível um Brasil mais íntegro e menos injusto no presente”, diz Sanches. Fundada em 2019, a AMLH tem sede no estado de São Paulo e seccionais em diversas unidades federativas e cidades do Brasil, além de representações em diversos países.

No mesmo dia 15/11, o jornalista e escritor maranhense abrirá o ciclo vespertino proferindo, a partir das 14h, a palestra SER HUMANO: A RAZÃO HUMANA DE SER – CULTURA, HISTÓRIA E LITERATURA UNINDO PESSOAS, CRIANDO HUMANIDADE. Neste pronunciamento, Sanches abordará contradições e estranhamentos, escolhas, caminhos e perplexidades humanas, em densas e, ao mesmo tempo, claras reflexões que vão do macro ao micro e o papel do ser humano como agente e destinatário, criador e usufrutuário de literatura, história e cultura.

Todas as palestras do evento ocorrerão no auditório do Palácio da Luz, sede da Academia Cearense de Letras (ACL), no centro de Fortaleza. No sábado (16/11), em Museu da capital cearense, haverá lançamentos e sessão de autógrafos, com Edmilson Sanches relançando quatro de seus mais recentes livros: “A Canção do Brasil” (uma abordagem inédita sobre a “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias), “Do Incontido Orgulho de Ser Caxiense” (sobre pessoas e locais, fatos e valores da terra de Gonçalves Dias, Coelho Netto...), “Maranhão Não é Mentira” (uma tentativa de “desconstrução” acerca de falsos argumentos e etimologias ligadas ao nome “Maranhão” e ao povo maranhense) e “Teixeira Mendes – Esse Nome é Uma Bandeira” (sobre o caxiense e “gigante da cidadania brasileira” que criou a B andeira do Brasil).

Outras palavras

A convite da escritora Nery Mendonça, de São Luís, Edmilson Sanches falará na Feira do Livro (Felis) da capital maranhense. A palestra será na próxima segunda-feira, 5 de novembro, às 18h, em auditório climatizado na Praça Maria Aragão, local da Feira, quando do relançamento da obra “Tudo Azul de Bolinhas Brancas”, de Nery Mendonça, que documenta ricos aspectos da vida, pensamento e trabalho da maranhense Raimunda (Raimundinha) Mendonça. O livro, ilustrado, de 246 páginas, inaugurou os lançamentos literários de 2024 em São Luís e já está em segunda edição.

Ainda este ano, como parte do ciclo de palestras da Academia Maranhense de Ciências, Edmilson Sanches, que é membro da Entidade, irá proferir duas palestras em salão de eventos de “shopping center” de São Luís.

Imagens:

O brasão da AMLH, a sede da ACL e Edmilson Sanches em palestra e livros que serão lançados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.