“Isso é um verdadeiro desrespeito do Ministério da Infraestrutura, do Dnit, com o Maranhão. Nossa bancada sempre buscou fazer a nossa parte todos os anos, ajudando, colocando milhões de reais em recursos. E ver a situação da BR-222, da BR-135 e de diversos trechos das rodovias federais, é lamentável. Entre todos os problemas que temos, esse é o mais sério e mais grave a ser enfrentado, ele atinge a grande maioria dos municípios”.
Foram com essas duras palavras que o deputado federal Juscelino Filho (União-MA) voltou a criticar a situação das rodovias federais que cortam o Estado. A fala ocorreu na quarta-feira passada (27), durante a reunião da bancada maranhense com prefeitos e vereadores que estiveram em Brasília, para a XXIII Marcha em Defesa dos Municípios. Participaram do encontro os três senadores e a maioria dos 18 deputados do Maranhão.
Juscelino Filho deu uma sugestão ao coordenador da bancada, deputado Cleber Verde (Republicanos-MA). “Uma das primeiras reuniões que Vossa Excelência deve provocar, já deve até estar trabalhando na agenda, é com o novo ministro da Infraestrutura, para que a gente leve essa mensagem de que o Maranhão está se sentindo desrespeitado. Não iremos descansar. Vamos continuar lutando para que a gente tenha uma solução em definitivo”, disse.
Bancada atuante
Na reunião, o deputado do União Brasil também elogiou a atuação da bancada maranhense no apoio aos municípios. “Eu tenho a oportunidade, através do meu mandato, de ajudar todos os municípios onde temos representantes, prefeitos, aliados. Com certeza, todos os deputados e senadores têm feito sua parte e enviado recursos. O Maranhão tem recebido quase R$ 1,2 bilhão só de emendas parlamentares. Isso chega na ponta. Isso gera emprego, gera renda, movimenta a economia, faz saúde, salva vida, faz educação”, observou.
Pauta municipalista
Juscelino Filho ainda destacou a aprovação de itens da pauta municipalista pelo Congresso Nacional. “O novo Fundeb é uma realidade. Os prefeitos já estão colhendo frutos. Outro projeto importante que votamos foi o que deu mais 1% no FPM, que já começa em setembro. E aqui também parabenizo o senador Weverton, que teve a coragem de ser o relator da nova Lei da Improbidade Administrativa, que obriga a caracterização do dolo nas ações”, citou.
De acordo com o deputado, outras matérias essenciais serão apreciadas em breve, a exemplo da PEC 122/2015, que proíbe novas despesas para os municípios sem que se aponte as receitas, e dos pisos salariais da enfermagem e dos agentes comunitários de saúde.
Ao falar das propostas votadas e atualmente na pauta, Juscelino Filho elogiou o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Erlânio Xavier. “Nos últimos anos, ele vem fazendo uma brilhante gestão, sempre presente aqui nas marchas com os prefeitos maranhenses, trazendo e debatendo essas pautas, tendo todo o apoio da bancada federal, para que a gente avance cada vez mais”, finalizou.
(Fonte: Assessoria de imprensa)