Skip to content

Em 12 meses, 16% dos maiores de 18 anos compraram um livro no mínimo

Estante de livros da livraria Martins Fontes, na Vila Buarque.

Pesquisa da Câmara Brasileira do Livro, intitulada Panorama do Consumo de Livros, mostra que 16% da população brasileira acima de 18 anos afirmam ter comprado, ao menos, um livro nos últimos 12 meses.

Comparado a outras atividades culturais, o livro foi a segunda categoria mais consumida, ficando apenas atrás do cinema. A maior parte dos consumidores comprou entre três e cinco livros nos últimos 12 meses.

As mulheres representam 62% dos consumidores que compraram mais de dez livros nos últimos 12 meses. Quarenta e um por cento dessas mulheres são da classe B e 39% da classe C. As mulheres da classe B estão concentradas no Nordeste e as da classe C no Sudeste.

Segundo o estudo, a maior parte dos consumidores acha caro os livros escolares e os livros para aprimoramento pessoal e profissional. Os livros para entretenimento e lazer, assim como os livros infantis e juvenis, não são considerados caros nem baratos.

A pesquisa mostra que 55% dos consumidores preferem comprar livros em lojas on-line e 39% preferem comprar em lojas físicas. O Nordeste é a região que concentra o maior percentual da população que prefere comprar on-line.

Aqueles que preferem comprar livros em lojas on-line apresentam maior consumo de outros bens relacionados à internet e tecnologia. Já aqueles que preferem comprar livros em lojas físicas apresentam maior grau de consumo de outros bens culturais. A maioria dos consumidores afirmou que compraria livros em lojas físicas caso o preço fosse equivalente ao da loja on-line.

De acordo com o levantamento, 56% dos consumidores compraram apenas livros físicos nos últimos 12 meses, 14% deles apenas livros digitais e 30% consumiram tanto livros impressos quanto livros digitais. Os homens concentram o maior percentual dos consumidores que compram apenas livros digitais. O Sul do país tem o menor percentual de consumidores que compram apenas livros digitais e o Nordeste concentra o maior percentual (36%) de pessoas que consumiram livros nos dois formatos.

(Fonte: Agência Brasil)